É oficial: abono PIS/Pasep será pago a partir de fevereiro; confira as regras

O calendário de 2023 do PIS/Pasep foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat); saiba mais a seguir.

O calendário de pagamentos relativos ao abono PIS/Pasep de 2023 foi aprovado e divulgado recentemente pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). No último dia 15/12, a proposta relacionada às datas foi acatada em reunião extraordinária, e os valores serão possivelmente referentes ao ano-base de 2021.

De acordo com o calendário divulgado pelo Codefat, os pagamentos começarão a ser feitos a partir de fevereiro de 2023, com valor de até um salário mínimo vigente. O prazo para retirar o abono salarial vai até o dia 28 de dezembro de 2023.

O abono PIS/Pasep é um benefício para trabalhadores das iniciativas pública e privada. O PIS, destinado a quem trabalha em empresas privadas, é repassado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, voltado a funcionários públicos, é depositado pelo Banco do Brasil.

Calendário oficial do abono PIS/Pasep 2023

A data de pagamento do abono do PIS é definida de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O calendário fica assim:

Abono PIS

  • Nascidos nos meses de janeiro e fevereiro: será possível conferir os valores a partir do dia 15 de fevereiro a 28 de dezembro 2023;
  • Nascidos nos meses de março e abril: será possível conferir os valores a partir do dia 15 de março a 28 de dezembro de 2023;
  • Nascidos nos meses de maio e junho: será possível conferir os valores a partir do dia 17 de abril a 28 de dezembro 2023;
  • Nascidos nos meses de julho e agosto: será possível conferir os valores a partir do dia 15 de maio até 28 de dezembro de 2023;
  • Nascidos nos meses de setembro e outubro: será possível conferir os valores a partir do dia 15 de junho até 28 de dezembro de 2023;
  • Nascidos nos meses de novembro e dezembro: será possível conferir os valores a partir do dia 17 de julho a 28 de dezembro de 2023.

Já o abono do Pasep leva em conta o número final da inscrição do trabalhador. Fica assim:

Abono Pasep

  • Final 0: os valores poderão ser acessados entre os dias 15 de fevereiro a 28 de dezembro de 2023;
  • Final 1: os valores poderão ser acessados entre os dias 15 de março a 28 de dezembro de 2023;
  • Final 2 e 3: os valores poderão ser acessados entre os dias 17 de abril a 28 de dezembro de 2023;
  • Final 4 e 5: os valores poderão ser acessados entre os dias 15 de maio a 28 de dezembro de 2023;
  • Final 6 e 7: os valores poderão ser acessados entre os dias 15 de junho a 28 de dezembro de 2023;
  • Final 8 e 9: os valores poderão ser acessados entre os dias 17 de julho a 28 de dezembro de 2023.

Quem pode receber o abono PIS/Pasep

Para ter direito ao recebimento do abono salarial PIS/Pasep, é preciso que o trabalhador atenda alguns critérios básicos, conforme estipulado por lei. Confira a seguir:

  • Ter cadastro no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
  • Ter recebido como remuneração mensal até dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado de forma remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar inscrito corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base.

Como consultar o abono PIS/Pasep

O abono referente ao ano-base de 2021 ainda não está disponível para consulta, mas os trabalhadores têm até o dia 29 de dezembro de 2022 para consultar saldos relativos ao ano-base de 2020.

A consulta do PIS pode ser feita pelo site Portal do Cidadão, pela central de atendimento 0800-726-0207 ou, ainda, pelos apps Caixa Tem (Android e iOS) e Caixa Trabalhador (Android e iOS).

O Pasep pode ser conferido pelo site Consulte Seu Pasep ou pelo telefone do Banco do Brasil, que é o 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e o 0800-729-0001 (demais cidades).

Leia também

você pode gostar também

Saque FGTS: novo grupo começa a receber nesta semana

Calendário 2023 da Caixa segue em andamento para trabalhadores que optarem pela modalidade aniversário. Saiba quem tem direito.

Bolsa Família de janeiro tem último repasse; veja quem recebe R$ 600

Pagamento do benefício do Bolsa Família é finalizado para o mês de janeiro. Cerca de 21,9 milhões de famílias foram contempladas com o valor mínimo de R$ 600.

Lucro FGTS: veja quem tem direito aos valores em 2023

O Lucro FGTS consiste em um repasse anual realizado pelo fundo, através da Caixa Econômica Federal. Porém, nem todos tem direito aos valores em 2023.

BPC pode ser solicitado por representante legal; veja quando

Entenda o que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e quando ele pode ser solicitado por um representante legal do idoso ou pessoa com deficiência.

Tarifa Social de Energia: veja quem tem direito ao desconto na conta de luz

Medida foi criada para proporcionar descontos na conta de luz de pessoas que se declararam em situação de baixa renda.

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe a parcela de janeiro

Pagamentos do calendário INSS continuam sendo feitos. Milhões de pessoas deverão receber os valores referentes ao mês de janeiro.