Calendário Auxílio Gás: veja quem ainda recebe R$ 112 em dezembro

O calendário do Auxílio Gás, de caráter bimestral, do mês de dezembro ainda possui algumas datas restantes para recebimento. Confira quais são.

Com a chegada do fim do ano, as últimas parcelas de boa parte dos calendários de benefícios sociais mantidos pelo governo também chegam ao fim. No caso do calendário do Auxílio Gás, programa que busca auxiliar famílias de baixa renda no processo de compra de gás de cozinha, ainda restam alguns dias de envio dos valores deste mês.

continua depois da publicidade

O Auxílio Gás, ou Vale-Gás, possui caráter bimestral. Seu último pagamento ocorreu em outubro, fazendo com que os envios de dezembro sejam o que restou de 2022. O calendário deste mês, iniciado no dia 12, vai até o dia 23 para grupos específicos.

Vale lembrar que este benefício é pago em conjunto com as parcelas do Auxílio Brasil. Em outubro, os cidadãos receberam seus valores entre os dias 11 e 25, datas antecipadas pelo governo. Normalmente, porém, o dinheiro é enviado na segunda quinzena de cada mês, já que no calendário oficial constavam distribuições entre as datas 18 e 31.

Por sua vez, o valor do Auxílio Gás corresponde a 100% da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). O total é calculado a cada mês com base nas pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP). Todos os resultados informam o valor da média de seis meses anteriores.

continua depois da publicidade
Leia também

Anteriormente, os beneficiários do Vale-Gás recebiam apenas 50% do valor total. Com a mudança, ocasionada por uma PEC do governo de Jair Bolsonaro (PL), o benefício passou a custar cerca de R$ 112. Caso o novo governo não realize nenhuma alteração, este pode ser o último mês de pagamento das parcelas cheias.

Calendário Auxílio Gás

Mesmo com a antecipação do calendário de outubro, neste mês, as datas foram as mesmas definidas na relação oficial. Novamente, as parcelas são pagas junto do Auxílio Brasil, fazendo com que os números definidos para cada cidadão sejam os mesmos nos dois programas.

continua depois da publicidade

Os pagamentos dos benefícios são feitos com base no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. É possível utilizar qualquer cartão e senha de saque do Auxílio Brasil para o Vale Gás. Neste mês, ainda restam as seguintes datas para pagamento:

  • NIS final 1: 12 de dezembro de 2022 (pago);
  • NIS final 2: 13 de dezembro de 2022 (pago);
  • NIS final 3: 14 de dezembro de 2022 (pago);
  • NIS final 4: 15 de dezembro de 2022 (pago);
  • NIS final 5: 16 de dezembro de 2022 (pago);
  • NIS final 6: 19 de dezembro de 2022 (pago hoje);
  • NIS final 7: 20 de dezembro de 2022;
  • NIS final 8: 21 de dezembro de 2022;
  • NIS final 9: 22 de dezembro de 2022;
  • NIS final 0: 23 de dezembro de 2022.

Sobre o Auxílio Gás

O Auxílio Gás é um programa mantido pelo Governo Federal. Sua função é trabalhar com a transferência de renda para a compra de gás de famílias em situação vulnerável. Para recebê-lo, porém, é preciso se encaixar em alguns critérios de elegibilidade. Quem pode receber são:

  • Famílias que possuam inscrição regular e atualizada no Cadastro Único;
  • Famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo as inscritas em outros programas do governo;
  • Famílias com residentes inscritos no BPC/Loas, mesmo que não tenham registro no Cadastro Único.

O benefício pode ser consultado de forma rápida e fácil por meio do CPF do beneficiário. Para isso, basta acessar o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS, ou ligar na central de atendimento da Caixa, no número 111.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade