BPC pode ser suspenso em dois casos específicos

Durante o pagamento do BPC o beneficiário pode ter seu benefício suspenso pelo INSS. Veja neste texto dois casos específicos de suspensão do BPC.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício da Política de Assistência Social que garante o pagamento mensal de um salário mínimo aos idosos com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade. Em ambos os casos, deve-se comprovar não possuir meios para prover a própria manutenção nem tê-la provida por sua família.

continua depois da publicidade

No caso das pessoas com deficiência, elas têm direito a ser beneficiárias do BPC caso a deficiência seja capaz de lhes causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo por pelo menos dois anos, que as impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Vale destacar que o BPC não é vitalício, ou seja, o beneficiário não receberá o benefício por toda a vida. Ele somente recebe o BPC enquanto preencher os requisitos de acesso. Outro ponto de destaque é que o referido benefício é intransferível, não podendo ser passado para outra pessoa.

Quais requisitos de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Leia também

Para ter acesso ao BPC, os idosos de 65 anos ou mais e as pessoas com deficiência de qualquer idade devem preencher alguns requisitos. Veja abaixo quais são:

continua depois da publicidade
  • Ter renda por pessoa do grupo familiar igual ou menor que 1/4 do salário mínimo;
  • No caso das pessoas com deficiência, elas passam por uma avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • O interessado a receber o BPC deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), bem como todos os membros de sua família. A inscrição deve ser feita antes da solicitação do benefício.

Vale lembrar que o BPC não é aposentadoria. Desse modo, para ter acesso ao benefício, o interessado não precisa ter contribuído para o INSS. No entanto, diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Como requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

Uma vez preenchidos esses requisitos, os idosos de 65 ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade podem requerer o BPC nos canais de atendimento do INSS, quais sejam: telefone 135, site e aplicativo do Meu INSS (Android e iOS). O benefício pode ser requerido também nas Agências da Previdência Social (APS).

continua depois da publicidade

Para saber se o requerimento foi aprovado, basta acessar os canais de atendimento do órgão previdenciário. Além disso, o INSS envia uma carta ao requerente para informar acerca da concessão - ou não - do benefício.

Uma vez aprovado, o BPC começará a ser pago no próprio mês da concessão ou no mês seguinte. Mas, o beneficiário deve se atentar ao fato de que durante o pagamento, ele pode ter seu benefício suspenso pelo INSS, já que o pagamento só ocorre enquanto o beneficiário preencher os requisitos de acesso. Veja a seguir dois casos específicos em que o BPC pode ser suspenso.

Quais são os dois casos em que o BPC pode ser suspenso?

O BPC pode ser suspenso em dois casos específicos, quais sejam:

continua depois da publicidade
  • Caso o beneficiário comece a exercer atividade remunerada, ou;
  • Caso inicie atividade empreendedora na condição de microempreendedor individual (MEI).

Esses dois casos específicos podem demonstrar ao INSS de que o beneficiário começou a ter renda familiar maior do que 1/4 do salário mínimo, ou seja, ele deixou de preencher um dos requisitos de acesso ao BPC.

O benefício, no entanto, pode ser reativado. Isso, quando terminar a relação trabalhista ou a atividade empreendedora ou após o prazo de pagamento do seguro-desemprego ou do benefício previdenciário.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade