Um novo lote do Auxílio Gás de R$ 112 será liberado nesta quarta-feira (14). O programa governamental que busca auxiliar famílias de baixa renda no processo de compra de gás de cozinha está em seu mês de envio das parcelas de 2022. De caráter bimestral, o último pagamento ocorreu em outubro.
A partir de agora, os beneficiários do programa já podem aguardar pelos valores do benefício deste mês, que já está em seu terceiro dia de envios. O calendário iniciado no dia 12 vai até o dia 23 de dezembro para grupos específicos.
Por sua vez, o pagamento do Auxílio Gás é feito em conjunto com as parcelas do Auxílio Brasil. No último mês de envio, em outubro, os cidadãos receberam os valores do programa entre os dias 11 e 25, datas antecipadas pelo governo. É comum que as parcelas sejam enviadas na segunda quinzena de cada mês, visto que no calendário constavam distribuições entre os dias 18 e 31.
Assim como das últimas vezes, o valor deste benefício é de 100% do valor da média nacional do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). O total é calculado mensalmente com base nas pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP). Os resultados informam o valor da média dos seis meses anteriores.
Antes da atualização, indivíduos atendidos pelo Vale Gás recebiam apenas 50% do valor total; com a mudança, o benefício passou a custar, em média, R$ 112. Caso não haja alteração no novo governo, este pode ser o último mês de pagamento das parcelas completas.
Auxílio Gás: quem recebe
O programa, mantido pelo Governo Federal, trabalha com a transferência de renda para a compra de gás para famílias em situação vulnerável. Contudo, de forma que seja possível recebê-lo, é preciso se encaixar em algum dos critérios de elegibilidade definidos, que são os seguintes:
- Famílias que possuam inscrição regular e atualizada no Cadastro Único;
- Famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo as inscritas em outros programas do governo;
- Famílias com residentes inscritos no BPC/Loas, mesmo que não tenham registro no Cadastro Único.
Calendário oficial
Apesar do calendário de outubro ter sido antecipado, neste mês, as datas são as mesmas definidas na relação oficial. Vale lembrar que estas parcelas são pagas junto do Auxílio Brasil, e os números definidos para cada cidadão são os mesmos nos dois programas.
Todos os pagamentos são feitos com base no Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Deste modo, os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil também servem para o Vale Gás. Neste mês, as datas de liberação são:
- NIS final 1: 12 de dezembro de 2022 (pago);
- NIS final 2: 13 de dezembro de 2022 (pago);
- NIS final 3: 14 de dezembro de 2022 (pago hoje);
- NIS final 4: 15 de dezembro de 2022;
- NIS final 5: 16 de dezembro de 2022;
- NIS final 6: 19 de dezembro de 2022;
- NIS final 7: 20 de dezembro de 2022;
- NIS final 8: 21 de dezembro de 2022;
- NIS final 9: 22 de dezembro de 2022;
- NIS final 0: 23 de dezembro de 2022.
Consulta das parcelas do Auxílio Gás
É possível consultar este benefício de forma rápida e fácil por meio do CPF do beneficiário. Para isso, só é necessário acessar o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
Da mesma forma, os cidadãos podem ligar para a Central de Atendimento da Caixa e realizar a consulta no número 111, informando seu CPF.