Cartão do Auxílio Brasil: saiba como fazer o saque do seu benefício

O Cartão do Auxílio Brasil é um instrumento para auxiliar os beneficiários na realização de saques dos valores, mas existem regras específicas para utilizá-lo no país.

O Programa Auxílio Brasil é uma das principais iniciativas de transferência de renda do Governo Federal. Neste sentido, os beneficiários considerados elegíveis podem fazer o saque do seu benefício através do Cartão Auxílio Brasil, vinculado à Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

Apesar disso, existem parâmetros específicos, bem como locais em que esse cartão é aceito. Sobretudo, é uma funcionalidade disponível somente para os brasileiros que atendem as regras do benefício social, mas oferece algumas vantagens aos usuários. Saiba mais a seguir:

Como fazer o saque do benefício com o Cartão do Auxílio Brasil?

Em primeiro lugar, o Cartão do Auxílio Brasil permite que os beneficiários realizem o saque dos valores recebidos nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica, mas também nos correspondentes Caixa Aqui. Ademais, pode-se realizar o procedimento nas unidades lotéricas, desde que se apresente um documento de identificação e o cartão do benefício.

Leia também

O Cartão do Auxílio Brasil oferece a vantagem de saques parciais ou totais das quantias pagas mensalmente. Nos moldes atuais, os beneficiários recebem R$ 600 mensais, mas existem mudanças previstas nas regras e quantidades para 2023. Entretanto, uma proposta do novo governo eleito está em tramitação no Senado Federal para regularizar esses aspectos.

continua depois da publicidade

Em julho deste ano, o Governo Federal implementou, gradativamente, um novo modelo do cartão. A princípio, a mudança principal refere-se à modernização do modelo anterior, com chip na função de débito. Assim, os beneficiários podem realizar comprar, controlar despesas e acompanhar as movimentações relativas ao benefício.

De acordo com o Ministério da Cidadania, responsável pela operacionalização do benefício, a implementação do Cartão do Auxílio Brasil pretende oferecer uma ferramenta de maior liberdade e segurança aos brasileiros inscritos na iniciativa. Ademais, a presença do chip é uma forma de reduzir clonagens ou leituras indevidas em dispositivos financeiros.

continua depois da publicidade

A emissão aconteceu gradualmente desde o meio do ano, a começar com os beneficiários que utilizam a Conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica. Nesta etapa, foram atendidas mais de 6,6 milhões de família, com cerca de 3,2 milhões de cartões emitidos.

Como solicitar e receber o Cartão do Auxílio Brasil?

Antes de mais nada, o Cartão do Auxílio Brasil tem entrega realizada pelos Correios. Sendo assim, serão utilizados os endereços que constarem no Cadastro Único dos beneficiários do programa. Por isso, é fundamental que as informações disponíveis na base de dados estejam atualizadas e sejam verídicas.

A emissão e recebimento acontece de forma automática, porque não é necessário solicitar um novo cartão. Por outro lado, o desbloqueio é realizado através do atendimento na central Caixa Auxílio Brasil, pelo telefone 111.

continua depois da publicidade

Ademais, pode-se realizar o desbloqueio e cadastrar a senha de segurança nas unidades lotéricas, agências da Caixa Econômica ou pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Contudo, o titular deverá realizar o procedimento após a apresentação dos documentos pessoais de identificação, e é preferível que o Representante Familiar compareça.

Por fim, pode-se entrar em contato e adquirir mais informações através da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio dos canais disponíveis no site. Caso prefira, o beneficiário pode se dirigir a uma das agências bancárias vinculadas à instituição.

Ou então, solicitar atendimento presencial no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na sua cidade. Além disso, os beneficiários do Auxílio Brasil podem acessar diretamente o aplicativo do programa, disponível para Android e iOS.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade