Nessa sexta-feira (02/12), acontece mais um pagamento referente ao mês-base de novembro para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento ocorre para aqueles que recebem mais de um salário mínimo e possuem o cartão com penúltimo dígito 2 e 7.
Repasse também será feito para quem recebe um salário mínimo e possui o cartão com penúltimo dígito 7. Vale salientar que os pagamentos já foram efetuados para quem recebe um salário mínimo e possui penúltimo dígito do cartão 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e, também, para os que recebem mais de um salário mínimo e têm o cartão com penúltimo dígito 1 e 6.
Valor do benefício do INSS
Conforme dados do INSS, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos aos benefícios, sendo que desse total mais de 60% recebem um salário mínimo.
O valor atual do benefício foi reajustado em 01 de janeiro de 2022, sendo que o piso nacional é de R$ 1.212,00 e o teto é de R$ 7.087,22. Isso acontece porque, por Lei, os benefícios como aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte não podem ser inferiores a um salário mínimo.
Dessa forma, o novo piso nacional deve ser reajustado no início de 2023, com o novo valor do salário mínimo.
Calendário de pagamentos do INSS
Os pagamentos são feitos de acordo com o penúltimo algarismo do Número do Benefício (NB), uma vez que o último número do cartão é o dígito verificador, que não é considerado. Portanto, o número a ser considerado é o seguinte: 999.999.999-9.
Os pagamentos dos segurados são divididos em grupos, que recebem os pagamentos em datas específicas. Confira o calendário dos pagamentos ainda a serem realizados:
Para quem recebe 1 salário mínimo como benefício:
- NB com penúltimo dígito 7: 2 de dezembro de 2022;
- NB com penúltimo dígito 8: 5 de dezembro de 2022;
- NB com penúltimo dígito 9: 6 de dezembro de 2022;
- NB com penúltimo dígito 0: 7 de dezembro de 2022.
Para quem recebe acima do piso:
- NB com penúltimo dígito 2 ou 7: 2 de dezembro de 2022;
- NB com penúltimo dígito 3 ou 8: 5 de dezembro de 2022;
- NB com penúltimo dígito 4 ou 9: 6 de dezembro de 2022;
- NB com penúltimo dígito 5 ou 0: 7 de dezembro de 2022.
Como você pode conferir nas datas informadas, já foram pagos os benefícios daqueles que recebem 1 salário mínimo e possuem o cartão com penúltimo número 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e os que recebem mais de 1 salário mínimo e têm o cartão com penúltimo número 1 e 6.
Vale destacar que o 13º salário extra é um dos benefícios pagos pelo INSS e o pagamento segue o mesmo calendário de pagamentos mencionado anteriormente. Este lote está sendo pago especificamente aos segurados que passaram a receber o benefício do INSS a partir de maio de 2022. Até porque os demais aposentados e pensionistas receberam o 13º salário de maneira antecipada no primeiro semestre do ano.
Como consultar o benefício?
Existem três formas básicas para fazer a consulta ao benefício do INSS. Confira quais são elas:
- Pelo telefone 135, na qual é necessário informar o CPF e confirmar algumas informações de cadastro. O atendimento na central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Pelo site Meu INSS, na qual o cidadão terá acesso a vários serviços digitais, incluindo o extrato de pagamento;
- Pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS), bastando fazer o login para ter acesso à várias informações sobre o benefício.