BPC de novembro ainda terá 7 saques; veja calendário completo

Pagamentos do BPC de novembro continuam sendo realizados pelo INSS. Benefício paga um salário mínimo.

Desde o dia 24 de novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem fazendo os repasses do BPC para os inscritos no benefício. Os depósitos são de um salário mínimo (atualmente em R$ 1.212). De acordo com o calendário do BPC, ainda faltam 7 saques para serem feitos ao longo do mês.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, apesar do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ser pago pelo INSS, ele não possui o mesmo status de aposentadoria e pensão, que estão vinculadas à Previdência Privada. Isso quer dizer que o BPC não dá direito a pagamentos de 13º salário.

BPC de novembro ainda terá 7 saques: calendário restante

Segundo as regras do BPC, o cronograma de pagamentos segue o calendário do INSS voltado para aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo. Assim, os depósitos são feitos de acordo com o penúltimo dígito do Número do Beneficiário (999.999.999-9).

Leia também

Ao todo, dez pagamentos estão previstos para serem feitos ao longo do mês de novembro. Como três repasses foram feitos, ainda restam sete pagamentos. Confira as datas previstas, conforme divulgado pelo INSS:

continua depois da publicidade
  • Número do Beneficiário final 4: 29 de novembro de 2022;
  • Número do Beneficiário final 5: 30 de novembro de 2022;
  • Número do Beneficiário final 6: 01 de dezembro de 2022;
  • Número do Beneficiário final 7: 02 de dezembro de 2022;
  • Número do Beneficiário final 8: 05 de dezembro de 2022;
  • Número do Beneficiário final 9: 06 de dezembro de 2022;
  • Número do Beneficiário final 0: 07 de dezembro de 2022.

Como consultar os pagamentos do BPC de novembro

Os pagamentos do BPC podem ser consultados por meio das plataformas oficiais ofertadas pelo governo federal. O site do meu INSS e o aplicativo meu INSS (Android e iOS) podem ser utilizados para verificação. As plataformas online exigem que a pessoa tenha conta no gov.br. Se não tiver, basta criar uma gratuitamente.

Quem não tem acesso à internet pode ligar para a central telefônica do INSS. Basta ligar para o número 135 que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, conforme o horário de Brasília.

continua depois da publicidade

Quais são os critérios para receber o BPC?

O BPC é pago para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem regras específicas previstas em lei. No caso, é preciso se enquadrar nos requisitos abaixo:

  • Estar com o CPF em situação regular;
  • Estar registrado no CadÚnico com a inscrição regular;
  • Fazer parte de uma família que tenha renda de até um quarto de salário mínimo por pessoa;
  • Ser idoso (65 anos ou mais) ou ser considerado como Pessoa com Deficiência (PcD) de qualquer idade.

Para pedir o BPC, o interessado pode utilizar o site do Meu INSS, o app do Meu INSS (Android e iOS) ou a central telefônica 135. Caso a pessoa tenha dúvidas, é possível ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para obter orientações ou mesmo em uma unidade do INSS.

Vale ressaltar que o BPC permite que Pessoas com Deficiência (PcD) façam parte do auxílio-inclusão, benefício que incentiva que o inscrito consiga um emprego formal. O programa paga meio salário mínimo (R$ 606) a quem conseguir o trabalho.

continua depois da publicidade

Quando isso ocorre, a pessoa deixa de receber o BPC, recebendo o auxílio-inclusão como compensação. Caso a pessoa perca o emprego, o BPC volta a ser pago de forma automática.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade