ID Jovem não é direito apenas de estudantes; veja regras oficiais

Documento emitido gratuitamente é garantia de benefícios que incluem descontos em cinemas, shows e outras atividades culturais e esportivas.

A ID Jovem é um programa do governo federal que garante benefícios a jovens entre 15 e 29 anos de idade. Assim, a ID Jovem não é direito apenas de estudantes, e o documento gratuito garante acesso e descontos em várias atividades culturais e esportivas, como cinemas, teatros e shows.

Leia também

Interessados em se inscrever no programa da ID Jovem devem ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424,00) e estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos dois anos.

Pessoas sem o cadastro no CadÚnico devem procurar uma unidade local do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar o cadastro dos dados. Após a situação regularizada, basta fazer o cadastro da ID Jovem pela internet.

ID Jovem

A ID Jovem é um programa do governo federal destinado aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, com família cuja renda mensal seja de até dois salários mínimos, ou o valor de R$ 2.424,00). Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

O programa social tem garantias como passagens para viagens interestaduais de graça ou com descontos – ao todo são garantidas duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto – e o beneficiário paga apenas o pedágio e a taxa de embarque.

Nesse sentido, no caso de viagens interestaduais, as empresas não são obrigadas a liberar o benefício em compras pela internet, reservando-se apenas a cumprir a lei, que determina a liberação destas vagas apenas para compras de passagens no guichê.

Após a reserva, o jovem deve se apresentar no local de embarque com uma antecedência mínima de 30 minutos. A ID Jovem também concede outros benefícios como a meia-entrada em eventos culturais – cinemas, teatros e shows – e outras manifestações artísticas, culturais e também nos eventos de ordem esportiva, como partidas e campeonatos.

Quem pode solicitar a ID Jovem

Para solicitar a ID Jovem, é necessário atender a critérios estabelecidos pelo próprio governo federal. O primeiro deles é estar dentro da faixa de idade, entre 15 e 29 anos (benefício válido também para não estudantes). Outros critérios são:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Estar com o cadastro atualizado na plataforma;
  • Possuir renda familiar de até dois salários-mínimos;
  • Saber o Número de Identificação Social (NIS).

Como solicitar a ID Jovem

Para solicitar o documento, é necessário ter o cadastro no CadÚnico. Aqueles que não possuem o cadastro, podem se dirigir ao Cras mais próximo para realizar a inserção dos dados.

É necessário se informar sobre a documentação necessária para realizar esta etapa, entrando em contato com o Cras da localidade desejada (geralmente comprovantes de rendas e de domicílio, além de documento oficial com foto e o NIS).

Após a atualização da base de dados, será possível que o jovem faça a emissão da ID Jovem através do site oficial ou do próprio aplicativo, disponível para smartphones e outros dispositivos móveis.

Para emitir a ID Jovem, basta preencher pelo aplicativo ID Jovem ou pelo site, o formulário com o Número de Identificação Social (NIS), o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. O documento fica disponível na mesma hora (válido por 180 dias), acessando o endereço eletrônico da ID Jovem.

Leia também


você pode gostar também

Calendário INSS novembro: novo grupo recebe benefício hoje (28)

Restam 12 pagamentos, conforme o calendário INSS de novembro. Segurados devem se atentar às datas de recebimento de suas parcelas.

13º salário 2022: primeira parcela deve ser paga até esta quarta, 30

O 13º salário 2022 é um direito de todos os trabalhadores formais, ou seja, que atuem em regime CLT.

13º salário extra do INSS: veja quem recebe o abono nesta segunda, 28

Abono extra do INSS será pago a todos aqueles que passaram a receber algum benefício previdenciário a partir de maio deste ano.

Auxílio Brasil: Caixa faz novo pagamento hoje (28); veja calendário completo

Com a aprovação de mais 400 mil famílias, o programa Auxílio Brasil passou a atender cerca de 21,53 milhões de unidades familiares em novembro.

CNH gratuita para CadÚnico é tema de projeto da Câmara

O Projeto de Lei que prevê a CNH gratuita para o CadÚnico está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas existem condições específicas na concessão desse benefício.

Abono PIS: veja como consultar o lote extra que foi liberado neste ano

O novo lote extra do Abono Salarial já foi liberado para aproximadamente 1,1 milhão de beneficiários no Brasil.