A Antena Digital para CadÚnico é um benefício oferecido a todos os cidadãos inscritos no Cadastro Único que ainda utilizam antenas parabólicas convencionais. Por meio deste serviço, é possível agendar a instalação de kits com sinal digital, novidade nas capitais onde o 5G já foi ativado.
Por meio do kit, cidadãos que utilizam a TV aberta por meio da antena parabólica comum (TVRO) podem facilmente migrar para a nova tecnologia. Por meio dela, é possível obter qualidade de imagem e som superior em canais abertos, sem as interferências comuns do sistema.
O programa foi intitulado de “Siga Antenado”, e é uma parceria entre o governo e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O único requisito para ter acesso a este serviço é estar devidamente inscrito no CadÚnico e utilizar a antena parabólica convencional, por onde o sinal dos canais abertos é transmitido.
Vale lembrar, porém, que a entrada do 5G no país gera uma mudança técnica da TV, que passa do modelo de Banca C para Banca KU. Por tal motivo, é preciso trocar equipamentos antigos por mais modernos, permitindo o aumento da qualidade de imagem e som.
O serviço de instalação do Kit Antena Digital é gratuito, e as famílias de baixa renda beneficiadas por este serviço não devem ser prejudicadas. O kit apenas não está disponível para residências que já tenham a antena digital, conhecida como “espinha de peixe”. Este sistema não exige troca de aparelho.
Como agendar a instalação da Antena Digital para CadÚnico
Feito o cadastro no CadÚnico, cumprindo todos os requisitos da base de dados do governo, o processo de solicitação e instalação do kit é simples. Primeiramente, um responsável deve ligar para a central de atendimento da Anatel, no número 0800-729-2404, requisitando o serviço.
Este procedimento também está disponível online, por meio do site do programa Siga Antenado. Ao acessar o endereço, é necessário conferir o menu, no canto superior esquerdo da tela, e clicar em “Programa de distribuição de kits gratuitos”. Logo após, clique em “Agende aqui”.
A partir de então, é preciso selecionar uma forma de identificação, que pode ser tanto o CPF quanto o Número de Identificação Social (NIS). Ao disponibilizar esta informação, o responsável deve responder um questionário e definir o dia e horário da instalação.
No dia marcado, um técnico irá comparecer à residência, verificando se a instalação de um novo aparelho será necessária ou não.
Onde é possível obter o Kit Antena Digital
O serviço de quinta geração de internet, assim como o kit de antena digital, já está disponível em 22 capitais. São elas:
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- João Pessoa;
- Porto Alegre;
- São Paulo;
- Curitiba;
- Salvador;
- Goiânia;
- Rio de Janeiro;
- Palmas;
- Vitória;
- Florianópolis.
- Recife;
- Fortaleza;
- Natal;
- Aracaju;
- Boa Vista;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Maceió;
- São Luis;
- Teresina.
Em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luis e Teresina, o serviço só foi disponibilizado recentemente, a partir do fim de setembro. Estas cidades faziam parte do pacote de capitais com prazo ampliado para o início das operações de 5G no Brasil.
Seja como for, a tecnologia já devia estar disponível em todas as capitais desde 31 de julho. O cronograma foi adiado duas vezes pela Anatel, por conta de um atraso na entrega de filtros, responsáveis por evitar que o serviço interfira em outros aparelhos profissionais de satélite.