Auxílio Gás terá mais 10 saques ainda em 2022; confira o calendário oficial

O Auxílio Gás realiza pagamentos bimestrais aos inscritos. O ano de 2022 ainda contará com uma rodada de 10 saques.

O ano de 2022 está chegando ao fim. Com isso, o Auxílio Gás terá apenas mais uma rodada de repasses, totalizando 10 saques. O governo federal já divulgou o calendário de pagamentos com todas as datas restantes.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o último depósito do Auxílio Gás ocorreu no mês de outubro. Como o programa realiza repasses a cada dois meses, o próximo pagamento está marcado para o mês de dezembro. Os valores ainda não foram decididos pelo Ministério da Cidadania.

Auxílio Gás: calendário de dezembro de 2022

O calendário do Auxílio Gás segue o cronograma do Auxílio Brasil. Sendo assim, os repasses são feitos de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Confira todas as datas logo abaixo:

Leia também
  • NIS final 1: 12 de dezembro de 2022;
  • NIS final 2: 13 de dezembro de 2022;
  • NIS final 3: 14 de dezembro de 2022;
  • NIS final 4: 15 de dezembro de 2022;
  • NIS final 5: 16 de dezembro de 2022;
  • NIS final 6: 19 de dezembro de 2022;
  • NIS final 7: 20 de dezembro de 2022;
  • NIS final 8: 21 de dezembro de 2022;
  • NIS final 9: 22 de dezembro de 2022;
  • NIS final 0: 23 de dezembro de 2022.

O pagamento do Auxílio Gás pode ser verificado por meio do telefone 111 da Caixa Econômica Federal ou pelo 121 do Ministério da Cidadania. Basta informar o CPF quando for solicitado.

continua depois da publicidade

Quem possui smartphone com acesso à internet pode consultar os repasses via aplicativo do Auxílio Brasil (Android e iOS) ou pelo app do Caixa Tem (Android e iOS).

Auxílio Gás: quem pode receber o benefício

A inscrição no Auxílio Gás é feita de forma automática pelo Ministério da Cidadania. Os pagamentos do programa são feitos para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em um dos critérios abaixo:

  • Famílias com renda de até meio salário mínimo mensal per capita (R$ 606) e que estejam registradas no CadÚnico;
  • Famílias que possuem algum membro inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além de cumprir as regras, é preciso que a pessoa esteja em um dos grupos prioritários para ter mais chance de ser registrado no Auxílio Gás. Existe prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica que estão sendo acompanhadas pelo governo, famílias com rendas mais baixas e quem já está inscrito no Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Valor do Auxílio Gás em 2023

Por conta da PEC Kamikaze, o Auxílio Gás, na reta final de 2022, ganhou um reforço. Originalmente, o programa fazia repasses de 50% do valor do preço médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Com a medida, os pagamentos passaram ser de 100%.

Contudo, a validade da PEC Kamikaze só vai até o fim de dezembro de 2022. Ou seja, a partir do ano que vem não há previsão de que os depósitos continuem de 100%, indicando a volta aos 50% originais, conforme estabelece a lei que rege o Auxílio Gás.

continua depois da publicidade

No momento, o governo vem passando por uma transição, com a troca dos representantes de Jair Bolsonaro, atual presidente, para os representantes de Lula, presidente eleito que assume oficialmente em janeiro de 2023.

O novo governo ainda não se manifestou sobre o valor do Auxílio Gás. Por enquanto, a preocupação está no Auxílio Brasil, programa que abrange mais pessoas e que foi tema de promessa de campanha. Sendo assim, será necessário esperar algum tempo para que haja definição sobre os valores do Auxílio Gás em 2023.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade