Não perca seu benefício: CadÚnico deve ser atualizado até hoje (11)

Após prorrogação do prazo de atualização dos dados do CadÚnico, ainda tem muitas famílias que não fizeram o procedimento.

Termina nesta sexta-feira, 11 de novembro, o prazo final para atualizar informações do CadÚnico. Essa inscrição é porta de entrada para receber programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil, BPCTarifa Social de Energia Elétrica.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, a falta de atualização pode acarretar suspensão destes direitos, e até mesmo cancelamento de benefícios. Contudo, os registros não atualizados podem levar à exclusão cadastral a partir de julho de 2023.

Quem deve atualizar o CadÚnico até o dia 11 de novembro?

O prazo informado é para as famílias que atualizaram seu cadastro pela última vez no ano de 2016 ou 2017. É importante salientar que as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar seus dados sempre a cada dois anos, ou em caso de qualquer alteração. Sendo assim, devem atualizar o CadÚnico, até o dia 11 de novembro para não ter os benefícios suspensos.

Leia também

Para isso, caso tenha sido convocado, deverá comparecer até uma agência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento local do Cadastro Único.

continua depois da publicidade

A atualização cadastral do CadÚnico é a garantia para que as famílias de baixa renda possam conseguir a manutenção de benefícios sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Atualização de dados no CadÚnico

Calendário CadÚnico, Prazo para atualizar CadÚnico, revisar dados CadÚnico, calendário CadÚnico

Foto: Montagem / Pixabay - Canva PRO.

Toda família com inscrição no Cadastro Único deve informar as novidades sempre que acontecer alguma mudança significativa na composição da família, como em caso de morte, nascimento e casamento, ou mesmo com mudança de endereço.

Para realizar o procedimento, é preciso comparecer em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social, ou a um posto do Cadastro Único localizado no município de origem. Entretanto, as famílias também podem ser convocadas a atualizar sua situação pelo próprio governo federal ou municipal.

continua depois da publicidade

É exigida somente a presença de uma pessoa, que no caso deve ser o responsável familiar cadastrado, para apresentar a própria documentação pessoal (CPF ou título de eleitor), e um dos seguintes documentos de cada membro familiar:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certidões de nascimento ou certidão de casamento;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Vale lembrar que a atualização das informações do CadÚnico só é permitida pessoalmente. Pela internet é possível checar as informações pessoais, no site ou aplicativo, para conferir a situação cadastral e verificar datas ou documentos necessários.

continua depois da publicidade

No decorrer de 2022, apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 estão convocadas para regularização dos dados no CadÚnico, mesmo que não tenham nenhuma mudança cadastral.

A previsão é que o grupo atualizado em 2018/19 seja chamado a partir no próximo ano. Estimativas do Ministério da Cidadania indicam que 757 mil beneficiários do Auxílio Brasil devem regularizar o cadastro até novembro.

O escalonamento acontece em razão dos impactos da pandemia de COVID-19. Quando não há escalonamento, a orientação é de que a atualização de dados seja feita a cada dois anos ou caso haja alguma alteração.

O período de revisão foi estendido pela pasta no mês passado, após terem sido registradas longas filas nos Centros de Referência em Assistência Social pelo país. Além das unidades do CRAS, os postos de atendimento nos municípios também estão disponíveis para realizar a atualização. Por isso, consulte a Prefeitura da sua cidade para obter mais informações.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade