Abono PIS/Pasep 2021 terá calendário antecipado pelo governo?

O abono PIS/Pasep em referência ao ano-base de 2021 era aguardado no segundo semestre de 2022. Confira se já existem datas fixadas.

abono salarial PIS/Pasep 2021 será o próximo a ser pago aos beneficiários. A previsão era de que o pagamento acontecesse no segundo semestre deste ano, mas o remanejamento orçamentário do Governo Federal causou um atraso no calendário. Dessa maneira, a previsão atual é de que os pagamentos sejam realizados em 2023, mas ainda sem datas oficiais.

continua depois da publicidade

Neste sentido, a consulta estará disponível aos trabalhadores brasileiros assim que houver disponibilização do abono. Contudo, os profissionais podem se antecipar e aprender a realizar esse procedimento, além de se informar sobre as regras do benefício.

Veja como consultar o abono PIS/Pasep 2021 pelo CPF

Ainda não há nenhum calendário oficial de pagamento do Abono salarial PIS/Pasep 2021. Assim, os cidadãos de direito precisam ficar atentos às publicações do Governo Federal neste sentido. A expectativa é de que um novo calendário seja divulgado apenas em 2023.

Leia também

Os brasileiros podem realizar consulta do abono PIS/Pasep por meio do telefone da Previdência Social, no número 135. Neste caso, a ligação é realizada de maneira gratuita para quem utiliza o telefone fixo, mas o serviço fica disponível apenas de segunda a sábado, entre 7h e 22h.

continua depois da publicidade

No contato com o atendente, será preciso informar o CPF e o número do PIS ou Pasep para obter mais informações. O interessado poderá entrar em contato telefônico na Central Alô Trabalho, criado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência para atender os profissionais em suas demandas.

A ligação deve ser feita para o número 158, dentro do horário de atendimento previsto, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h, para falar com os atendentes especializados.

Além disso, a consulta também pode ser realizada por meio dos aplicativos. Para isso, acesse o número do PIS ou Pasep, dentro de contratos registrados no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, ou ainda junto à plataforma do FGTS, igualmente disponível para Android e iOS.

continua depois da publicidade

A Caixa Econômica Federal disponibiliza a consulta nos aplicativos do Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Nas plataformas, será possível acessar tanto as informações sobre benefícios trabalhistas quanto contratos e direitos ao cidadão.

No caso dos aplicativos, será preciso informar o CPF e o login cadastrado na plataforma, ou realizar um cadastro. Por fim, ainda é possível realizar a consulta no site da Caixa, informando o número do seu CPF na plataforma.

Posteriormente, o sistema emitirá os dados sobre número do PIS, tempo de inscrição junto ao programa, como solicitar o benefício e o que se sabe a respeito do abono PIS/Pasep de 2021.

continua depois da publicidade

Como o PIS é repassado junto à Caixa Econômica e o Pasep é responsabilidade do Banco do Brasil, os profissionais do setor público e da iniciativa privada podem acessar os canais de atendimento correspondente a cada instituição. Os canais do Meu INSS e do Cnis também dispõe de métodos específicos de consultas do benefício.

Quem tem direito ao abono PIS/Pasep 2021?

abono pis pasep, abono pis pasep 2021

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

O abono salarial PIS/Pasep tem regras específicas para atender os trabalhadores que são considerados elegíveis ao benefício, calculando o pagamento com base no período de atuação no ano-base. Neste sentido, para ter direito ao benefício, os profissionais devem:

  • Possuir inscrição na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial, realizada pelo empregador;
  • Ter inscrição no PIS/Pasep por um período mínimo de cinco anos;
  • Ter atuado no ano-base (2021) por pelo menos 30 dias;
  • Ter sido remunerado com até dois salários mínimos, em média, em 2021;
  • Não estar vinculado em categoria de empregado doméstico ou ser contratado por pessoa física.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade