Auxílio Gás será pago na próxima semana; saiba consultar benefício pelo CPF

Beneficiários do Auxílio Gás podem utilizar o CPF em quatro plataformas diferentes para consultarem os repasses de outubro.

O Auxílio Gás já começa a fazer os pagamentos na próxima semana. No caso, os repasses do programa iniciarão no dia 11 de outubro, que dá em uma terça-feira. Sendo assim, milhões de brasileiros já podem fazer a consulta dos valores por meio do CPF.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o calendário do Auxílio Gás de outubro foi antecipado pelo governo federal. Anteriormente, os repasses seriam feitos na janela entre 18 e 31 de outubro de 2022. Entretanto, após conversas internas no governo, optou-se pelo adiantamento.

Consulta Auxílio Gás pelo CPF

A consulta do Auxílio Gás pelo CPF pode ser realizada de forma online, por meio do aplicativo do Auxílio Brasil (Android e iOS) ou pelo app do Caixa Tem (Android e iOS). Ambos exigem que o documento (CPF) seja digitado no momento do login.

Leia também

Já para quem não tem acesso à internet, o governo federal oferece o telefone 111 da Caixa Econômica Federal e o 121 do Ministério da Cidadania. Na ligação, a pessoa precisa informar o CPF para dar prosseguimento.

continua depois da publicidade

Calendário Auxílio Gás outubro: quem recebe

Os repasses do Auxílio Gás são disponibilizados de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O calendário de outubro, como informado, foi antecipado. Portanto, confira as datas atualizadas:

  • NIS Final 1: 11 de outubro de 2022;
  • NIS Final 2: 13 de outubro de 2022;
  • NIS Final 3: 14 de outubro de 2022;
  • NIS Final 4: 17 de outubro de 2022;
  • NIS Final 5: 18 de outubro de 2022;
  • NIS Final 6: 19 de outubro de 2022;
  • NIS Final 7: 20 de outubro de 2022;
  • NIS Final 8: 21 de outubro de 2022;
  • NIS Final 9: 24 de outubro de 2022;
  • NIS Final 0: 25 de outubro de 2022.

Famílias que estão inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606) e famílias que possuem algum membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem receber o Auxílio Gás.

continua depois da publicidade

Contudo, somente cumprir os requisitos não basta. Há uma fila de espera pelo benefício, sendo que há prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica, para quem possui menor renda e para quem recebe o Auxílio Brasil.

No momento, o programa possui cerca de 5,4 milhões de inscritos. O registro é automático, sendo feito pelo Ministério da Cidadania. A própria pasta também é responsável por excluir quem não cumpre as regras.

Auxílio Gás: como funciona

Auxílio gás, calendário auxílio gás

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

As pessoas habilitadas no Auxílio Gás recebem repasses a cada dois meses. Como o anterior ocorreu em agosto, o próximo é em outubro. Originalmente, o programa depositava 50% do valor da média nacional do preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg.

continua depois da publicidade

Entretanto, após a aprovação da PEC Kamikaze, ficou estabelecido que, até o final de 2022, os beneficiários receberão 100% do preço do botijão de gás. O valor é determinado por levantamentos feitos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para se ter ideia, em agosto as parcelas foram de R$ 110.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade