Auxílio Gás não será pago neste mês veja próximo calendário OFICIAL

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa social do Governo Federal para auxiliar os brasileiros de baixa renda a comprarem gás de cozinha, mas tem pagamentos bimestrais.

O Auxílio Gás dos Brasileiros não será pago neste mês porque é um programa social com transferências bimestrais. Desse modo, o próximo ciclo de pagamentos depois das transferências de agosto será feito somente em outubro, dentro das mesmas regras de elegibilidade.

continua depois da publicidade

Além disso, a previsão é que o benefício continuará seguindo 100% da quantia necessária para a compra de um botijão de gás de cozinha. De acordo com as medidas implementadas pela PEC Kamikaze, os pagamentos seguirão assim até dezembro, pois a última parcela do ano acompanha o encerramento dos novos valores para os programas sociais.

Quais são as regras gerais do Auxílio Gás?

Calendário Auxílio Gás, botijão, gás de cozinha

Confira as datas de pagamento do benefício. Foto: Pexels.

Leia também

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa social de transferência de renda implementado pelo Governo Federal para ajudar os brasileiros socialmente vulneráveis a comprarem o botijão de gás de cozinha. A princípio, trabalhava com pagamentos equivalentes a 50% do valor necessário para obter o produto.

No entanto, a PEC Kamikaze implementou um estado de emergência para a ampliação dos pagamentos do Auxílio Gás e do Programa Auxílio Brasil. Além disso, criou novos programas, como o Auxílio Taxista e o Auxílio Caminhoneiro, para realizar transferências de R$ 1 mil aos trabalhadores dessas categorias.

continua depois da publicidade

Como consequência, os repasses estão atendendo 100% dos valores para a compra de um botijão de gás de cozinha de 13 kg, mas somente até dezembro. No geral, as quantias são definidas a cada novo ciclo de transferências bimestrais, porque segue como referência a média nacional de preços divulgada pela Agência de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).

Segundo a legislação do programa social, são atendidas:

  • Famílias com cadastro regular e atualizado no CadÚnico, incluindo as inscritas em outros benefícios governamentais;
  • Famílias com cadastro regular e atualizado no CadÚnico, e que possuam renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com algum residente inscrito no BPC, inscritas ou não no CadÚnico.

Existem critérios para a priorização e atendimento do público elegível, a fim de garantir que o benefício está sendo enviado para os brasileiros socialmente vulneráveis.

continua depois da publicidade

Primeiramente, são priorizadas as famílias brasileiras com mulheres vítimas de violência doméstica que estão inseridas em medidas de monitoramento de segurança.

Logo em seguida, são atendidas as famílias com registro no CadÚnico atualizado, as famílias com menor renda per capita, com maior número de membros e os beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Por fim, são atendidas as famílias inscritas no Auxílio Gás por intermédio de gestores públicos.

Auxílio Gás: calendário de pagamento em outubro

Os pagamentos do Auxílio Gás acontecem bimestralmente e seguem o mesmo esquema de organização que o Programa Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Sendo assim, os valores são depositados pela Caixa Econômica Federal automaticamente nas contas vinculadas a cada beneficiário. Em outubro, as datas previstas do calendário Auxílio Gás são:

Número final do benefícioData de pagamento
118 de outubro
219 de outubro
320 de outubro
421 de outubro
524 de outubro
625 de outubro
726 de outubro
827 de outubro
928 de outubro
031 de outubro

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade