Cartão consignado do INSS será liberado neste mês; veja quem pode obter

O cartão consignado do INSS é mais uma forma de obter empréstimos por meio da Previdência Social com taxa de juros baixa.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam um aumento de 5% na margem de crédito consignado. Dessa forma, o limite subiu de 40% para 45%. O percentual a mais poderá ser usado por meio de cartão consignado do INSS que será liberado ainda em setembro.

Leia também

A nova modalidade servirá como mais uma forma de conseguir financiamento de bens e arcar com despesas em geral. Ou seja, os segurados com benefícios permanentes poderão usar o cartão para cumprir com compromissos financeiros fazendo uma espécie de empréstimo. Esse será quitado por meio de descontos na folha de pagamento.

Quais bancos vão emitir o cartão consignado do INSS

crédito consignado, crédito consignado auxílio brasil, cartão consignado INSS
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o benefício será oferecido pelos bancos BMG, Pan, Master, Facta e Daycoval. Além desses, o Santander também irá emitir o cartão consignado do INSS por meio da empresa Olé, que faz parte da instituição financeira.

O benefício a mais no limite do empréstimo foi determinado por meio da Medida Provisória (MP) 1.106/2022, publicada no mês de março. Esse contará com taxa de juros fixa em 3,06% por mês. O percentual será aplicado caso o valor da fatura ultrapasse os 5% estabelecidos e o excedente não seja pago dentro do prazo.

De acordo com apurações da Folha de S. Paulo, BMG e Olé já confirmaram que aposentados e pensionistas poderão contratar o cartão consignado do INSS ainda em setembro. Os demais bancos ainda não informaram quando irão começar a emitir o produto.

Quais as vantagens do cartão consignado do INSS?

Os segurados da Previdência Social poderão “adiantar” valores da aposentadoria por meio do cartão consignado do INSS. Assim, será possível realizar pagamento de contas, financiamentos e outras operações. Diferentemente de um empréstimo consignado normal, a modalidade oferece:

  • Apólice de auxílio funeral;
  • Seguro de vida em valor mínimo de R$ 2 mil;
  • Descontos em redes de farmácias conveniadas;
  • Menor taxa de juros do mercado.

Não há limite de idade para utilizar as vantagens do cartão consignado do INSS. No caso dos dois primeiros benefícios citados, haverá um prazo limite de dois anos de vigência. Esse começará a contar a partir da contratação do cartão, da primeira compra, do primeiro saque ou do último desconto na folha.

É importante ressaltar que o auxílio funeral e do seguro de vida desconsideram a causa da morte. Ou seja, independentemente da razão, as apólices poderão ser utilizadas. Além dessas vantagens gerais, os bancos ofertantes também terão a liberdade de instituir outras facilidades para o contribuinte.

À Folha de S. Paulo, o BMG afirmou que o cartão consignado do INSS não terá anuidade. Os aposentados e pensionistas  poderão sacar até 70% do valor que estiver disponível no cartão e terão até 40 dias para quitar a fatura. A oferta do cartão é facultativa e ainda está em fase de testes.

Leia também


você pode gostar também

Saque triplo do PIS/Pasep pode ser feito neste mês; veja quem tem direito

Valores são referentes ao dinheiro não retirado dos anos-base 2019 e 2020, além das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep.

Afinal, 14º salário do INSS sairá para aposentados ainda neste ano?

O 14º salário do INSS é um Projeto de Lei que visa beneficiar segurados impactados pela crise econômica ocasionada durante a pandemia.

Quem poderá perder o benefício do INSS em outubro? Veja regras do pente-fino

Aposentados e pensionistas do INSS serão convocados para passar por pente-fino de verificação da elegibilidade e algumas pessoas podem perder o benefício.

Pente-fino do BPC: veja quem poderá ficar sem as parcelas de R$ 1,2 MIL

O pente-fino do BPC também deve revisar outros benefícios por incapacidade, bem como demais aposentadorias do INSS.

Empréstimo Auxílio Brasil: veja regras, valor máximo e taxa de juros

O Empréstimo Auxílio Brasil consiste numa modalidade do empréstimo consignado para os beneficiários do programa social, com desconto das parcelas na folha do benefício.

Novo saque FGTS é liberado pela Caixa; veja valores e quem recebe

O novo saque FGTS liberado pela Caixa Econômica Federal atende os brasileiros que optaram pela modalidade do Saque-Aniversário e nasceram no mês de outubro.