Vai receber a próxima parcela do Auxílio Gás? Saiba consultar pelo CPF

Inscritos no benefício já podem ver as datas do calendário de outubro para o Auxílio Gás. Saiba como fazer a consulta com CPF.

Cerca de 5,4 milhões de famílias recebem o Auxílio Gás no Brasil, segundo dados do Governo Federal. O benefício é destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem com as regras do programa. Confira, a seguir, como realizar a consulta do Auxílio Gás pelo CPF e saber se vai receber a próxima parcela.

continua depois da publicidade

Os valores dos repasses do Auxílio Gás normalmente variam, pois está atrelado ao preço médio do gás de cozinha comercializado no Brasil. O último pagamento, por exemplo, foi de R$ 110 por pessoa. Dessa maneira, apenas no mês de outubro (próximo repasse), o Ministério da Cidadania informará se o valor será mantido ou modificado.

O Auxílio Gás pagava inicialmente 50% do valor do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg, com os repasses sendo feitos a cada dois meses. Contudo, a partir da aprovação da PEC Kamikaze, os pagamentos passarão ser de 100% do valor do botijão de gás de cozinha.

Além disso, é importante ressaltar que esse aumento será temporário, indo até o final do ano de 2022. Dessa maneira, a partir de janeiro do ano que vem, voltam os repasses originais de 50%, com base na média de preços divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

continua depois da publicidade
Leia também

Veja como consultar o Auxílio Gás pelo CPF

Auxílio gás, calendário auxílio gás

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Antes de iniciar o depósito dos valores correspondentes, o Ministério da Cidadania (MC) checa os perfis dos beneficiários para saber se eles ainda estão cumprindo os requisitos e são elegíveis. Por isso, é importante manter seus dados no CadÚnico sempre atualizados.

Para realizar a consulta do Auxílio Gás, e verificar se ainda é beneficiário do programa, é possível baixar o aplicativo Auxílio Brasil (Android e iOS) ou pelo app do Caixa Tem (Android e iOS). Será preciso acessar a plataforma por meio do CPF.

continua depois da publicidade

Além disso, quem não possui internet poderá ligar para o número 111 da Caixa Econômica Federal ou para o 121 do Ministério da Cidadania. Nas centrais telefônicas, será necessário informar o CPF do titular para ter acesso aos dados do Auxílio Gás.

Calendário do Auxílio Gás: veja as datas

Os repasses do Auxílio Gás são realizados de maneira bimestral. Dessa maneira, como os últimos depósitos aconteceram no mês de agosto, os próximos pagamentos serão efetuados em outubro de 2022.

Os depósitos são realizados com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Confira então quando cada beneficiário receberá o recurso:

continua depois da publicidade
  • Beneficiário com número final do NIS 1: 18 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 2: 19 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 3: 20 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 4: 21 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 5: 24 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 6: 25 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 7: 26 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 8: 27 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 9: 28 de outubro de 2022;
  • Beneficiário com número final do NIS 0: 30 de outubro de 2022.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Para receber o Auxílio Gás, o interessado precisa preencher regras previstas pelo governo federal. Dessa maneira, o cidadão precisa fazer parte de um dos grupos a seguir:

  • Família com inscrição no CadÚnico, desde que possua renda mensal, per capita, de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Família onde algum membro seja inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Ministério da Cidadania realiza o registro do beneficiário de forma automática. A pasta é responsável ainda por excluir aqueles que não cumprem com as regras.

Como o Auxílio Gás tem verbas limitadas, apenas cumprir com os requisitos não garante o benefício. Dessa maneira, existe prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica, famílias que tenham renda menor e unidades registradas no Auxílio Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade