Empréstimo Auxílio Brasil já foi liberado aos inscritos? Veja o que se sabe

Empréstimo aos inscritos no Auxílio Brasil foi divulgado no mês de agosto pelo Governo Federal. Veja se a modalidade já está disponível.

Previsto para ser concedido a partir de setembro de 2022, o empréstimo Auxílio Brasil foi aprovado pelo Governo Federal no mês de agosto. Essa modalidade de crédito funcionará como consignado. Isso quer dizer que a pessoa comprometerá os pagamentos do benefício para quitar com a dívida.

continua depois da publicidade

Milhões de brasileiros, que estão inscritos no programa social, poderão solicitar linhas de crédito com taxa de juros que ainda não foram reveladas pelo governo.

É importante salientar, no entanto, que essa alternativa é possível a partir de uma Medida Provisória que havia sido editada pelo próprio Governo Federal, e depois foi apreciada pelo Congresso.

Empréstimo Auxílio Brasil já está disponível?

Leia também

A modalidade de crédito ainda não está disponível. Há algumas semanas, o Governo Federal vem estudando a concessão do empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Mesmo a proposta sendo aprovada no mês agosto, ainda não há previsão de liberação, pois a fixação de um teto de juros para empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil ainda não foi realizada.

Para que o Empréstimo Auxílio Brasil seja liberado aos beneficiários, é preciso que o Ministério da Cidadania publique as normas da modalidade para os clientes, e também para as instituições financeiras. A expectativa é que a iniciativa funcione como um empréstimo consignado, com descontos direto na fonte.

Dessa maneira, os beneficiários que contratarem essa linha de crédito terão os valores das parcelas de pagamento descontadas diretamente do benefício mensal do Programa Auxílio Brasil, antes mesmo dele sacar o valor.

continua depois da publicidade

Até o mês de dezembro, o pagamento mensal garante um ticket médio de R$ 600, sendo que o benefício é cumulativo com outros programas.

O empréstimo do Auxílio Brasil conta com 17 instituições financeiras aptas a conceder a modalidade de crédito aos brasileiros. Segundo o ministro da Cidadania, a iniciativa tem objetivo de oferecer autonomia para a população, para buscar vias legais ou seguras para concessão de crédito.

Por esse motivo, a pasta defende que será possível democratizar o acesso ao crédito, para que a população possa investir ativamente na melhoria da qualidade de vida. No entanto, especialistas discordam dessa perspectiva propagada pelo Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade

Empréstimo Auxílio Brasil: quais os riscos?

empréstimo auxílio brasil, empréstimo R$ 1,5 mil auxílio brasil

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

O Auxílio Brasil é um programa destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, os valores serão repassados para quem possui dificuldade em arcar por itens básicos, como comida, moradia, vestimenta, higiene, contas de água e luz.

Ao comprometer a renda do programa com um empréstimo consignado, o indivíduo pode colocar em risco sua sobrevivência, tendendo a ficar na possibilidade de não poder usufruir em parte ou completamente dos itens básicos para sua família.

Em vez de utilizar o dinheiro para o empréstimo, é interessante que a pessoa administre melhor seus recursos ao longo dos meses e depois utilize-os da forma que deseja. Dessa forma, não deixará de realizar seu objetivo, mas poderá evitar contrair uma dívida.

Para as instituições financeiras, a modalidade é vantajosa, pois o recebimento dos valores é garantido na folha de pagamento do benefício. Caso o cidadão decida solicitar a modalidade de crédito, é preciso atenção aos golpes.

Criminosos e bancos, sem autorização do governo, já começaram a oferecer empréstimos falsos relacionados à modalidade que ainda nem teve início. Em razão disso, procure por locais que concedam crédito de maneira confiável, e desconfie de propostas exageradas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade