Calendário Auxílio Gás: veja datas oficiais para o próximo pagamento

Beneficiários já podem ver as datas do calendário do Auxílio Gás. Saiba como fazer a consulta dos repasses.

Cerca de 5,4 milhões de famílias estão registradas no Auxílio Gás. O benefício é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem as regras do programa. Inclusive, o novo calendário Auxílio Gás já foi disponibilizado com as próximas datas de pagamento.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que os repasses do Auxílio Gás podem variar. O benefício está atrelado ao preço do gás de cozinha. O último pagamento foi de R$ 110 por pessoa. Somente em outubro, o Ministério da Cidadania informará se o valor será mantido ou modificado.

Quem pode receber o Auxílio Gás

Auxílio gás, calendário auxílio gás

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

Leia também

Para receber o Auxílio Gás, o interessado deve cumprir as regras previstas pelo governo federal. No caso, a pessoa precisa fazer parte de um dos grupos a seguir:

  • Família inscrita no CadÚnico e que tenha renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Família que possua algum membro inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Ministério da Cidadania realiza o registro de forma automática. A pasta também é a responsável por excluir quem não cumprir as regras. Como o Auxílio Gás possui verbas limitadas, apenas cumprir a regra não garante o benefício.

continua depois da publicidade

Assim, há prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica, famílias que tenham renda menor e unidades registradas no Auxílio Brasil.

Calendário Auxílio Gás: próximos repasses

Os repasses do Auxílio Gás são feitos a cada dois meses. Como os depósitos anteriores ocorreram em agosto, os próximos pagamentos serão efetuados em outubro de 2022.

O calendário do benefício segue o cronograma do Auxílio Brasil. Portanto, os depósitos são feitos conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Confira quando cada beneficiário receberá o recurso:

continua depois da publicidade
  • Número final do NIS 1: 18 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 2: 19 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 3: 20 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 4: 21 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 5: 24 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 6: 25 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 7: 26 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 8: 27 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 9: 28 de outubro de 2022;
  • Número final do NIS 0: 30 de outubro de 2022.

A consulta dos valores pode ser feita de forma online, no aplicativo Auxílio Brasil (Android e iOS) ou pelo app do Caixa Tem (Android e iOS). Quem não possui acesso à internet poderá ligar para o número 111 da Caixa Econômica Federal ou para o 121 do Ministério da Cidadania.

Em todas as opções, o CPF deve ser utilizado. No caso das ferramentas online, o documento serve para a realização do login. Nas ligações, o CPF identifica o beneficiário.

continua depois da publicidade

Auxílio Gás: reajuste será temporário

Orginalmente, o Auxílio Gás foi criado pagando 50% do valor do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg, com os repasses sendo feitos a cada dois meses.

Contudo, com a aprovação da PEC Kamikaze, os pagamentos passarão ser de 100% do valor do botijão de gás de cozinha. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que esse aumento será temporário, indo até o final do ano de 2022. Ou seja, a partir de janeiro do ano que vem, voltam os repasses originais de 50%.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade