14º salário INSS: qual é o status atual do abono extra? Veja atualizações

Projeto que cria o pagamento do 14º salário INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em andamento. Confira as últimas movimentações.

Projeto de lei que cria o 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) teve movimentação recentemente e pode ser avaliado por comissão especial na Câmara dos Deputados.

continua depois da publicidade

Caso o texto seja aprovado e sancionado, deverá pagar, no mínimo, um salário mínimo aos beneficiários, incluindo quem recebe valores acima do piso.

Importante lembrar que o 13º salário foi pago aos beneficiários do INSS de maneira antecipada neste ano, entre os meses de abril e junho. Dessa forma, em razão da alta inflação registrada neste ano, o abono extra seria uma maneira de compensar os segurados.

14º salário do INSS: status atual do abono extra

Leia também

O deputado Ricardo Silva, relator do projeto, pediu instalação imediata de comissão especial para realizar a análise do texto. O Projeto de Lei (PL) nº 4367/2020, de autoria de Pompeo de Mattos – PDT/RS, tem objetivo de disponibilizar, pelo período de dois anos, pagamentos de abono extra, o 14º salário do INSS.

continua depois da publicidade

Para o autor do projeto, apenas a antecipação do 13º salário não é suficiente para diminuir os problemas financeiros dos segurados (aposentados e pensionistas), que muitas das vezes são a renda principal da casa, advindos da alta inflação do país.

É importante salientar que o projeto já teve aprovação junto à Comissão de Seguridade Social e Família, também na Comissão de Finanças e Tributação junto e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Apesar da aprovação junto às três comissões, um acordo foi firmado entre os parlamentares para que mais debates fossem realizados antes de aprovarem o texto em sua totalidade. A preocupação é no sentido de garantir que impactos fiscais não sejam registrados.

continua depois da publicidade

Com esse objetivo, uma comissão temporária será criada apenas para analisar esses impactos no Congresso Nacional. No mês de agosto, o relator, deputado federal Ricardo Silva, pediu celeridade na instalação da respectiva comissão especial.

A urgência se deve, segundo o parlamentar, em razão da situação econômica no país e os altos preços dos produtos. Para liberar o abono será necessário o sinal verde na Câmara dos Deputados, validação do Senado Federal e, por fim, da sanção do presidente.

Quem pode receber o 14º salário do INSS?

14º salário INSS em 2022, 14º salário INSS

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

De acordo com o projeto de lei, o 14º salário do INSS (abono extra) poderá ser liberado ao longo de dois anos, com um pagamento por vez. Como o valor atual do salário é de R$ 1.212, o benefício total poderá ser de R$ 2,4 mil, em média. Dessa maneira, mesmo os que recebem valores acima do piso também vão receber um salário mínimo.

continua depois da publicidade

Conforme o projeto que estabelece o abono extra, os pagamentos dos recursos serão destinados apenas para aposentados e pensionistas do INSS. Dessa maneira, os inscritos em benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), não vão receber os pagamentos, já que normalmente não têm direito ao 13º salário.

O 14º salário do INSS (abono extra), será destinado apenas os segurados que recebem os seguintes benefícios:

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade