Tem direito ao abono PIS/Pasep 2021? Veja como consultar pelo CPF

A consulta do abono salarial será disponibilizada oficialmente quando o benefício for confirmado pelo Governo Federal, mas existem diversos canais para acesso do público.

Em primeiro lugar, as consultas do abono PIS/Pasep 2021 ficarão disponíveis quando o benefício trabalhista for oficialmente disponibilizado. A princípio, as transferências deveriam ter acontecido no segundo semestre deste ano, mas foram prorrogadas por conta do remanejamento orçamentário do Governo Federal.

continua depois da publicidade

Sendo assim, não existem informações oficiais sobre o cronograma de pagamento, assim como as datas específicas para que os trabalhadores acessem o abono salarial. Porém, as regras do benefício são as mesmas para todos os anos, assim como os métodos de consulta por meio do CPF. Confira mais a seguir:

Como consultar o abono PIS/Pasep pelo CPF?

A consulta do PIS/Pasep pode ser realizada por meio do telefone da Previdência Social, no número 135. Neste caso, é necessário entrar em contato com um atendente e informar os dados pessoais, incluindo o CPF, para confirmar a identidade e garantir segurança na consulta.

Leia também

O atendimento da Previdência Social fica disponível de segunda a sábado, entre 7h e 22h. Além disso, o Ministério do Trabalho e da Previdência disponibiliza a Central Alô Trabalho para consultas do abono salarial, no número 158.

continua depois da publicidade

Porém, é possível consultar essa informação por meio de aplicativos e outras plataformas digitais. Os trabalhadores podem acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, consultando o número do PIS nos contratos registrados na plataforma.

Além disso, é possível conferir a mesma informação nos contratos cadastrados no aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. A Caixa Econômica Federal oferece métodos de consulta em seu site, mas também no aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android e iOS, e no aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

continua depois da publicidade

Os trabalhadores vinculados ao Pasep podem fazer a consulta por meio do site do Banco do Brasil, ou no internet banking da instituição. Caso necessário, pode-se ligar na Central de Atendimento do banco, nos números para capitais e regiões metropolitanas ou do interior.

O que se sabe sobre o abono PIS/Pasep de 2021?

Ainda que o abono salarial não tenha datas fixadas ou informações oficiais, existem regras de elegibilidade que são comuns ao direito trabalhista em todos os anos. Sendo assim, é fundamental que os trabalhadores se antecipem para manter as informações atualizadas, pois assim poderão solicitar os valores sem maiores problemas.

No geral, os profissionais devem:

continua depois da publicidade
  • Ter um período mínimo de atuação e trabalho durante 30 dias, com carteira assinada na empresa;
  • Estar com cadastro regular e atualizado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter sido remunerado mensalmente com uma média de no máximo dois salários mínimos durante o ano-base do abono salarial;
  • Possuir os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou pelo eSocial.

O cálculo dos valores a serem recebidos segue a proporção de tempo trabalhado durante o ano-base dos pagamentos. Para realizar esse cálculo, basta dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados, considerando sempre o salário mínimo vigente no território nacional durante o ano de pagamento do abono.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade