Abono atrasado do PIS/Pasep: saiba como pedir a reemissão em 2022

O abono atrasado do PIS/Pasep pode ser solicitado de formas diferentes pelos trabalhadores. Saiba quem tem direito.

Existem trabalhadores que esqueceram ou não sabem que possuem direito ao saque do abono atrasado do PIS/Pasep. O governo federal liberou que essas pessoas peçam pela reemissão do benefício neste ano. Ou seja, há uma espécie de segunda chance para obter os valores.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o abono PIS/Pasep do ano-base de 2020, que foi liberado em 2022, não faz parte dos benefícios "esquecidos". No caso, o recurso segue liberado para quem tem direito e ficará disponível até o dia 29 de dezembro de 2022.

Para consultar, basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS). O PIS é pago pela Caixa aos trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada e o Pasep é repassado pelo Banco do Brasil para os servidores públicos.

O abono atrasado também não deve ser confundido com as cotas PIS/Pasep. O primeiro faz repasses anuais de até um salário mínimo vigente no ano original do pagamento. Por sua vez, as cotas são voltadas para quem trabalhou entre os anos de 1971 e 1988 e que seguiram as regras previstas em lei.

continua depois da publicidade
Leia também

Regras básicas do abono PIS/Pasep

abono salarial, abono pis/pasep

Foto: Pixabay

De acordo com o as regras atuais, para receber o abono PIS/Pasep, o interessado deve trabalhar com carteira assinada em uma empresa privada ou no setor público e cumprir as determinações a seguir:

  • Receber, em média, até dois salários mínimos;
  • Ser inscrito no eSocial ou na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Estar registrado há, no mínimo, cinco anos no PIS ou no Pasep;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base do abono;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Não ser contratado por pessoa física.

O benefício paga até um salário mínimo vigente aos trabalhadores.

continua depois da publicidade

Abono atrasado do PIS/Pasep: quem tem direito

Além de cumprir as regras básicas do abono PIS/Pasep, é necessário que o trabalhador não tenha sacado os valores do benefício quando ele foi liberado. Ou seja, se a pessoa, por exemplo, não obteve o valor do ano-base de 2019, ela poderá pedir pelo dinheiro.

O valor do pagamento varia conforme o tempo que o indivíduo trabalhou no respectivo ano-base. No máximo, é pago um salário mínimo e somente para quem trabalhou o ano-base completo.

No caso, esse valor máximo é referente ao piso nacional vigente na época dos repasses. Ou seja, como o abono PIS/Pasep do ano-base de 2019 foi liberado em 2020, o valor máximo será o salário mínimo de 2020. Isso ocorre para todos os abonos atrasados.

continua depois da publicidade

É possível que o indivíduo consulte se tem direito ao abono atrasado do PIS/Pasep de forma online ou pelo telefone. Sendo assim, o governo federal oferece o aplicativo da Carteira de Trabalho (sistemas Android e iOS). Quem não tiver acesso à internet pode ligar para o número 158.

No caso, o prazo para solicitar vai até o dia 29 de dezembro de 2022. Se a pessoa não sacar, deverá esperar pelo cronograma do ano que vem que ainda será divulgado pelo governo federal.

Abono atrasado do PIS/Pasep: como solicitar

O abono atrasado do PIS/Pasep pode ser solicitado de quatro formas diferentes. Veja como pedir a reemissão do benefício:

Aplicativo

O app da Carteira de Trabalho (Android e iOS) permite que o trabalhador peça pelo abono atrasado do PIS/Pasep.

E-mail

Existe a opção de enviar um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br. É necessário trocar o termo “uf” pela sigla do seu estado (exemplo: São Paulo = sp).

Telefone

Pelo telefone 158 (Alô trabalhador), o interessado pode fazer o pedido do dinheiro. Lembre-se de estar com seus documentos em mãos, pois os dados pessoais serão solicitados.

Presencialmente

Quem quiser, pode ir até uma unidade do Ministério do Trabalho e fazer a solicitação com um servidor local. O trabalhador deverá levar um documento de identidade e o CPF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade