Kit antena digital para CadÚnico: veja como obter o novo equipamento

O governo federal, junto com a Anatel, vai distribuir o kit antena digital para inscritos no CadÚnico. Tanto aparelhos, como a instalação, serão gratuitos.

Famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal têm acesso a uma série de benefícios mensais, como o Auxílio Brasil. Com a chegada do 5G no Brasil, o Ministério da Comunicação optou por dar uma melhoria nos canais de televisão para os cadastrados. Sendo assim, essas famílias receberão um kit de antena digital do CadÚnico.

continua depois da publicidade

A ideia é que os beneficiários que possuem acesso à TV aberta por meio de antena parabólica possam migrar para a nova tecnologia. Dessa forma, será possível garantir maior qualidade nas imagens e sons dos canais abertos, sem nenhuma interferência. O programa intitulado “Siga Antenado” é uma parceria do governo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Quem pode receber o kit antena digital do CadÚnico?

cadunico kit antena digital

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Leia também

O novo benefício é voltado para as famílias inscritas no CadÚnico que fazem uso da antena parabólica convencional. Por meio dela, o sinal dos canais abertos é transmitido via satélite. No entanto, a instauração do 5G no Brasil vai gerar uma mudança da TV de Banca C para Banca Ku.

Com isso, será necessário fazer a troca dos equipamentos antigos por mais modernos em prol de obter melhor imagem e som. Para que as famílias de baixa renda não sejam prejudicadas, o governo federal irá entregar o kit antena digital para quem é inscrito no CadÚnico.

continua depois da publicidade

Além disso, também irá realizar a instalação dos novos aparelhos gratuitamente. A mudança será feita apenas se a família tiver antena parabólica instalada e sendo utilizada. Caso a moradia já possua a antena digital, também conhecida como “espinha de peixe”, a troca não será necessária.

O mesmo serve para quem tem TV por assinatura. Isso porque já são equipamentos atualizados. Atualmente, 12 capitais brasileiras já colocaram em prática o uso do 5G. Portanto, moradores dessas cidades já precisam solicitar o kit antena digital para CadÚnico. São elas:

continua depois da publicidade
  • Brasília;
  • Belo Horizonte;
  • João Pessoa;
  • Porto Alegre;
  • São Paulo;
  • Curitiba;
  • Goiânia;
  • Salvador;
  • Rio de Janeiro;
  • Vitória;
  • Florianópolis; e
  • Palmas.

Segundo o governo federal, residentes de Fortaleza, Natal e Campo Grande também podem solicitar o novo equipamento.

Como obter o kit antena digital para CadÚnico?

As famílias do CadÚnico que cumprirem os requisitos, podem solicitar o kit antena digital pela central de atendimento da Anatel, pelo telefone 0800 729 2404. O pedido ainda pode ser feito pela internet, acessando o site do Siga Antenado. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. No portal, vá no menu (três tracinhos) localizado no canto superior esquerdo da tela;
  2. Selecione a opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
  3. Depois, clique no botão verde “Agente aqui”;
  4. Na nova página, selecione qual identificação você quer utilizar (CPF ou NIS);
  5. Informe o número do documento;
  6. Responsa o questionário;
  7. Defina o dia e o horário para a instalação.

No dia da troca, um técnico irá até a sua casa para verificar a necessidade do novo aparelho e fazer a instalação. Confira mais no vídeo do Siga Antenado abaixo:

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade