Saque FGTS pode ser antecipado no formato de empréstimo; entenda

A antecipação permite que o valor do saque-aniversário seja adiantado em até três anos do que é possível resgatar anualmente.

O saque-aniversário é um tipo de saque FGTS que permite que o trabalhador retire parte do fundo de garantia de sua conta todos os anos, no mês de seu aniversário. Em formato de empréstimo, é possível adiantar até três parcelas do saque desta forma, com cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e juros mensais.

continua depois da publicidade

Esta é uma alternativa ao saque tradicional do fundo, que só é liberado após a rescisão do contrato. Em contrapartida, o saque-aniversário permite retirada do valor anualmente. Quem opta por ele, porém, não pode utilizar o saque-rescisão. Os beneficiários que desejam voltar à modalidade inicial devem esperar dois anos e um mês para voltar a ter acesso ao saldo.

Existem algumas vantagens em relação à adesão ao saque FGTS aniversário. Por exemplo, o empréstimo é mais ágil e exige menos burocracia, já que o fundo funciona como garantia ao banco. É possível contratar o serviço por meio do aplicativo da Caixa, pelo internet banking, e pelo app Caixa Tem.

Antecipação do saque FGTS

Leia também

No saque-aniversário, a antecipação funciona como um empréstimo da Caixa por juros de 1,49% ao mês. Por meio dele, é possível adiantar em até três anos o valor que o beneficiário pode resgatar anualmente, desde que o último não tenha ultrapassado 999 dias. O limite é contado a partir da contratação.

continua depois da publicidade

Existe um valor mínimo de empréstimo de R$ 500, e cada parcela antecipada deve ser de ao menos R$ 300. Vale lembrar que os valores são pré-aprovados, já que a garantia é o saldo do trabalhador.

O empréstimo de antecipação do saque-aniversário também pode ser feito pelos aplicativos da Caixa. No momento da contratação, após efetuar o login, o interessado deve acessar o menu “Crédito” e selecionar “Empréstimo Antecipação Saque-Aniversário”. Logo em seguida, é possível “Simular” ou apenas apertar “Contratar”.

continua depois da publicidade

Após a simulação de valores, o trabalhador deve confirmar seus dados, inserir a senha eletrônica e confirmar a adesão. Logo depois, o saldo correspondente será bloqueado pelo fundo, creditando o valor na conta corrente ou poupança, algo que ocorre no dia seguinte.

O processo de antecipação do FGTS pode ser feito por maiores de 18 anos que tenham aderido ao modelo de saque-aniversário, e que tenham conta corrente ou poupança na Caixa Econômica. Há ainda a exceção das poupanças Social Digital e Caixa Fácil.

Questões sobre o saque-aniversário

Para contratar a antecipação do saque FGTS, é essencial que o trabalhador tenha consciência de sua situação financeira, bem como disciplina para poder poupar recursos. O FGTS busca garantir segurança ao beneficiário em casos de demissão, e o saldo ainda serve para financiamentos imobiliários.

continua depois da publicidade

Ao optar por esta modalidade e ser demitido, o responsável poderá sacar o valor da multa rescisória, mas não o integral disponível em sua conta. Tal multa é calculada com base no saldo virtual, que é o valor que deveria estar na conta caso não tenha sido sacado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade