Benefícios do INSS vão mudar: veja novas regras aprovadas no Senado

Medida aprovada no Senado Federal visa reduzir o tempo de espera para recebimento de benefícios do INSS.

A medida provisória (MP) de n° 1113/2022, que traz novas regras sobre a concessão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi aprovada no Senado Federal. O texto já tinha recebido o aval da Câmara dos Deputados e, agora, deve seguir para sanção presidencial.

continua depois da publicidade

Apresentada pela Presidência da República, a proposta visa agilizar a análise dos pedidos ao Instituto e diminuir a fila de espera. A MP trata, em especial, do fim da perícia médica para a liberação do auxílio-doença. As condições para dispensa do procedimento serão definidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Segundo o relator da proposta, o senador Carlos Viana, a medida irá também "racionalizar o fluxo de recursos administrativos do Conselho de Recurso da Previdência Social (CRPS)". Dessa forma, serão contemplados tanto os segurados do Regime Geral, como inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e demais benefícios do INSS.

Entenda as novas regras de benefícios do INSS

Leia também
benefícios do INSS, benefícios pouco conhecidos do inss, Benefícios desconhecidos INSS, benefícios INSS

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

As novas regras dos benefícios do INSS são uma efetivação de planos já utilizados em 2020 e 2021, quando as agências precisaram fechar por causa da pandemia de COVID-19. Ou seja, a Previdência permitirá a apresentação de laudos médicos como comprovação do direito aos pagamentos.

continua depois da publicidade

"A experiência foi de grande serventia no contexto da pandemia e merece ser acolhida a fim de facilitar e aumentar o acesso à saúde pelo beneficiário e a redução de filas no INSS", pontuou Cutrim. Segundo ele, "o INSS urge por medidas que aprimorem os processos de trabalho, com incremento da eficiência e da efetividade dos serviços prestados à sociedade".

A partir disso, as novas regras têm o papel de melhorar o atendimento para que os benefícios do INSS sejam aprovados com maior rapidez. Sendo assim, os principais pontos da MP são:

continua depois da publicidade
  • Análise de laudos médicos para pedidos do auxílio-doença com mais de 30 dias de espera entre a solicitação e a data da perícia médica;
  • Realização de perícia médica no formato remoto;
  • Facilitação do cadastramento de pescadores artesanais na condição de segurados especiais;
  • Permissão para que o INSS faça parcerias com entidades públicas e privadas, visando ampliar o atendimento de pessoas com deficiência (PcD) nas avaliações sociais.

Fila de espera ultrapassa 700 mil pedidos

De acordo com apurações da Agência Câmara de Notícias, a Previdência Social tem uma fila com 738 mil solicitações em espera. Hoje, um segurado demora em média 60 dias para ter a resposta de um pedido. A ideia por trás da medida é facilitar a liberação dos valores para quem já está aguardando há muito tempo.

Em votação no Senado, a senadora Zenaide Maia se colocou favorável à adoção das novas regras para concessão de benefícios do INSS. No entanto, chamou atenção para urgência na contratação de mais servidores para conseguir atender à demanda.

"A gente sabe que o que precisa é aumentar o número de servidores, médicos e peritos, e não ficar criando medida provisória aqui para fazer um imbróglio. É claro que a gente vai votar a favor se for pra diminuir a fila", explicou Maia.

continua depois da publicidade

Além de trazer novidades que vão facilitar a vida dos segurados, a MP também propõe o pagamento de adicionais aos peritos. Aqueles que vão trabalhar nas análises de recursos ou revisão de benefícios do INSS irregulares deverão receber por hora extra de trabalho.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade