Auxílio Gás de R$ 110 é liberado; veja quem recebe o valor nesta semana

Auxílio Gás vai repassar, nos meses de agosto, outubro e dezembro, 100% do valor médio do botijão de gás às famílias beneficiadas.

Auxílio Gás de R$ 110 começa a ser pago hoje, 9 de agosto, e seguirá até o dia 22 deste mês. O aumento no valor, que antes era de 50% da média nacional, foi aprovado até dezembro pela Emenda Constitucional 123, que criou um estado de emergência para aumentar as despesas fora do teto de gastos.

continua depois da publicidade

Além disso, é importante informar que o calendário foi adiantado pelo governo federal, pois os repasses ocorriam sempre nas últimas duas semanas do mês. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis realiza mensalmente o levantamento da média nacional dos valores.

Até o mês de junho, os depósitos correspondiam a 50% do valor médio de um botijão. Com o intuito de ampliar o benefício, foi proposto o aumento do repasse e também que ele se tornasse mensal. Contudo, apenas a primeira parte recebeu o aval e as transferências continuam sendo bimestrais.

Leia também

Calendário de pagamentos do Auxílio Gás: mês de agosto

Calendário do Auxílio Gás, Auxílio Gás

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

O calendário do Auxílio Gás segue o mesmo calendário de pagamento do Auxílio Brasil. O dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) é utilizado para organizar os pagamentos. Confira a ordem de repasses do benefício para este mês:

continua depois da publicidade
  • Número final do NIS 1: 9 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 2: 10 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 3: 11 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 4: 12 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 5: 15 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 6: 16 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 7: 17 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 8: 18 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 9: 19 de agosto de 2022;
  • Número final do NIS 0: 22 de agosto de 2022.

É possível consultar os repasses por meio do aplicativo do Auxílio Brasil (Android e iOS) e também no Caixa Tem (Android e iOS). Caso a pessoa não tenha acesso à internet, pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal no telefone 111 e no número 121 do Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade

CPF é exigido para realização do login nos aplicativos e também para solicitar informações via ligação. Importante lembrar que, caso o saque do Auxílio Gás não seja realizado em até 120 dias após a data de pagamento, o dinheiro volta para a conta do governo.

Com duração prevista por cinco anos, o programa de transferência beneficiará milhões de família até o final de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses. O valor será de 100% da média nacional apenas entre nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2022.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados para as pessoas incluídas em um dos grupos previstos:

continua depois da publicidade
  • Família que possui renda, per capita, de até meio salário mínimo, e desde que esteja inscrita no CadÚnico;
  • Família que possui em sua composição algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O registro é realizado de maneira automática, realizado pelo Ministério da Cidadania, responsável também por verificar mensalmente se os inscritos estão cumprindo os requisitos do programa.

Dessa forma, as famílias que deixarem de cumprir algum requisito podem ser excluídas do Auxílio Gás. Assim, os beneficiários devem realizar a consulta dos seus cadastros para poder regularizar a sua situação.

Leia também

Concursos em sua
cidade