Abono PIS/Pasep de 2021 está confirmado; quando o valor deve cair?

Pagamentos do abono PIS/Pasep de 2021 são esperados por milhões de trabalhadores. Veja quando será pago.

O abono PIS/Pasep é um direito do trabalhador da iniciativa privada, com carteira assinada, e também do servidor público. O benefício paga até um salário mínimo para quem cumprir todos os requisitos. Veja se o abono PIS/Pasep de 2021 já foi confirmado e quando será repassado.

continua depois da publicidade

Lembrando que os repasses do PIS são para quem trabalha na iniciativa privada, sendo feitos pela Caixa Econômica Federal. O Pasep é para os servidores públicos, com administração do Banco do Brasil.

Quando o abono PII/Pasep de 2021 será pago

Geralmente, o abono PIS/Pasep realiza pagamentos no ano seguinte ao do ano-base. O benefício do ano-base de 2017 foi pago em 2018. Já o do ano-base de 2018 foi depositado em 2019, e assim por diante.

Leia também

Entretanto, a pandemia provocou mudanças nessa lógica de pagamentos. Em 2021, o governo federal deveria autorizar os repasses do ano-base de 2020. Só que isso não foi feito. Parte dos recursos foram para programas emergenciais como o BEm.

continua depois da publicidade

Assim, o abono de 2020 foi pago agora, em 2022. Então, houve uma expectativa de que o governo federal colocasse os depósitos em dia, com o pagamento do ano-base de 2021. Contudo, foi anunciado que não haverá outro repasse em 2022.

Por isso, tudo indica que o pagamento do abono PIS/Pasep de 2021 seja disponibilizado somente em 2023. Entretanto, ainda falta uma oficialização do governo federal.

Quem recebe o PIS/Pasep

Conforme as regras vigentes do abono PIS/Pasep, para receber o dinheiro, o trabalhador deve cumprir as seguintes regras:

continua depois da publicidade
  • Ter trabalhado no ano-base do PIS/Pasep por, no mínimo, 30 dias;
  • Receber até dois salários mínimos, em média;
  • Ser inscrito na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial;
  • Ser registrado no PIS/Pasep por ao menos cinco anos;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Não ser contratado por pessoa física.

A consulta dos pagamentos do abono PIS/Pasep está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) e no telefone 158 do Alô Trabalho.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade