Crédito consignado para Auxílio Brasil é aprovado no Senado; veja regras

Beneficiários do Auxílio Brasil poderão solicitar crédito consignado de até 40% do valor do ticket médio mensal.

Nesta quinta-feira (07/07), o Senado Federal aprovou o aumento do limite do crédito consignado para os inscritos no Auxílio Brasil. Esses poderão obter empréstimos de até 40% do valor do benefício. A medida provisória (MP) n° 1.106/22 já está em vigor desde março.

continua depois da publicidade

O texto também já recebeu o aval da Câmara dos Deputados e, agora, será enviado para sanção presidencial. A expectativa é de que a ação injete cerca de R$ 77 bilhões na economia brasileira.

Além dos beneficiários do Auxílio Brasil, a MP do crédito consignado ainda contempla cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), na Renda Mensal Vitalícia e no Regime Geral da Previdência. Militares das Forças Amadas, militares dos estados e do Distrito Federal e militares de inatividade remunerada também foram incluídos.

Regras do crédito consignado do Auxílio Brasil

A medida provisória eleva o limite do empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil de 35% para 40% do valor do ticket mensal. Desse percentual, 5% são reservados para operações com cartões de crédito consignado.

continua depois da publicidade

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada ou a Renda Mensal Vitalícia também tem acesso aos mesmos 40%. Já a margem para os aposentados do Regime Geral da Previdência subiu de 40% para 45%. Esse percentual fica dividido da seguinte maneira:

  • 35% para para empréstimos, financiamentos a arrendamentos mercantis;
  • 5% para operações de saques ou despesas feitas com cartão de crédito consignado;
  • 5% para gastos com o cartão de benefícios.

O relator da pauta, senador Davi Alcolumbre, afirmou que a liberação desse tipo de financiamento é uma necessidade para ajudar famílias de baixa renda.

continua depois da publicidade

Os ministérios da Economia, do Trabalho e da Cidadania pontuaram que “grande parte da população mais pobre pode estar tendo que recorrer a fontes informais de crédito, que tanto podem ser ‘baratas’ quanto muito caras e arriscadas”.

O texto define que, em qualquer uma das situações acima, caso o crédito consignado não seja pago, a União não irá arcar com as quantias.

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.