Beneficiários do BPC podem solicitar crédito consignado; veja as regras

Crédito consignado para beneficiários do BPC pode ser pedido de forma online. Entretanto, regras precisam ser cumpridas. Veja quais.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) paga até um salário mínimo para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos. Os repasses são de responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja as regras para obter crédito consignado via BPC.

continua depois da publicidade

É preciso lembrar que a modalidade de crédito consignado é a que a pessoa pega dinheiro emprestado em um banco e depois há um desconto diretamente na folha de pagamento do INSS. Ou seja, o dinheiro já vai diretamente para a conta do credor, diminuindo os riscos de calote. Geralmente, esse tipo de produto costuma ser ofertado para aposentados e pensionistas.

Crédito consignado para beneficiários do BPC

Para o beneficiário do BPC pedir crédito consignado, é preciso cumprir os requisitos impostos pelo INSS. O primeiro passo é solicitar a liberação da opção por parte do instituto. Todavia, nem todos os beneficiários podem realizar o pedido.

Leia também

Recentemente, o INSS modificou uma das regras do empréstimo consignado. Agora, novos beneficiários do BPC não poderão pedir crédito imediatamente. Eles deverão esperar pelo prazo de 90 dias para fazer empréstimo. Ou seja, mesmo fazendo parte do programa, há um tempo mínimo de permanência para obter o direito.

continua depois da publicidade

Também fica vetado, pelo período de 180 dias, a oferta do produto por parte de instituições financeiras e bancos. O objetivo é impedir uma espécie de assédio contra novos beneficiários do BPC.

Quando o prazo de 90 dias passar, caso queira fazer o empréstimo consignado, o beneficiário do BPC deve solicitar o pedido da liberação ao INSS. Veja como:

  • Baixe e depois entre no aplicativo do Meu INSS (Android e iOS);
  • Na página inicial, vá em “novo pedido”;
  • Digite o nome do serviço desejado (crédito consignado);
  • Clique no serviço;
  • Leia as instruções e siga as demandas do app.

É necessário informar o CPF e apresentar um documento de identidade para pedir a autorização da liberação do débito do crédito consignado. Após a solicitação, o INSS terá 30 dias para responder o beneficiário.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade