13º salário do Auxílio Brasil: calendário já está disponível?

Caso projeto de lei seja aprovado, todos os beneficiários do Auxílio Brasil deverão receber um 13° salário no valor de R$ 400.

Está tramitando no Congresso Nacional o projeto de lei (PL) 625/2022 que cria o 13° salário do Auxílio Brasil. A proposta prevê o pagamento de benefício extra dividido em duas parcelas, como é feito para trabalhadores formais e aposentados. O senador Alexandre Silveira, autor do texto, acredita que isso irá ajudar no combate à pobreza.

continua depois da publicidade

O PL foi apresentado aos parlamentares no mês de março e, originalmente, o objetivo era que a primeira parcela fosse transferida no mês de junho somada ao ticket médio. No entanto, o calendário deste mês já foi iniciado e o projeto ainda não passou por votação em nenhuma das duas Casas Legislativas.

Qual é o calendário do 13° salário do Auxílio Brasil

Atualmente, o valor médio do benefício mensal está em R$ 400. Sendo assim, a proposta é que o 13° salário do Auxílio Brasil tenha esse mesmo valor, sendo pago em duas vezes de 50%.  Por enquanto, ainda não há um cronograma de pagamento estipulado para esse repasse.

Quando a proposta foi entregue aos senadores, a ideia era repassar a primeira parcela junto com o calendário de junho e a segunda no mês de dezembro. Contudo, o PL ainda não foi votado pelos parlamentares, nem tem previsão para passar por plenário. O texto só começará a valer se cumprir as três etapas:

continua depois da publicidade
  • Passar por aprovação no Senado;
  • Receber aprovação na Câmara;
  • Ser sancionado pelo presidente.

Caso isso não aconteça logo, é possível que o 13° salário do Auxílio Brasil fique para o próximo ano. Ele deverá contemplar todos os inscritos no programa. Vale ressaltar que o texto define que não será necessário um calendário específico, em caso de aprovação. O abono poderá ser transferido junto com o benefício mensal.

Auxílio Brasil de junho já está em andamento

Os repasses de junho foram iniciados no último dia 17 e, até agora, seis grupos já foram contemplados, incluindo quem recebe nesta sexta-feira (24/06). As transferências levam em consideração o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. As últimas datas de pagamento do Auxílio Brasil deste mês são:

continua depois da publicidade
  • NIS final 6: 24 de junho de 2022;
  • NIS final 7: 27 de junho de 2022;
  • NIS final 8: 28 de junho de 2022;
  • NIS final 9: 29 de junho de 2022;
  • NIS final 0: 30 de junho de 2022.

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.