Crédito Rural: conheça o empréstimo especial para agricultores familiares

O Crédito Rural é uma modalidade de financiamento que estimula investimentos rurais para fortalecer o setor rural e desenvolver métodos mais sustentáveis de produção agropecuária.

O Crédito Rural consiste em um financiamento para auxiliar produtores rurais, associações e cooperativas no processo de expansão de suas operações, viabilizando investimentos, custeando a produção e a comercialização de itens agropecuários. Neste sentido, atende um dos maiores setores brasileiros, responsável por 26,6% do PIB Nacional em 2021.

continua depois da publicidade

Através do Crédito Rural, é possível baratear os custos para a contratação de empréstimos, criando uma rede de colaboração que facilita negociações neste setor. Atualmente, as cooperativas são responsáveis por 48% da produção no campo, segundo o Censo Agropecuário do IBGE, de modo que essas instituições consigam gerar qualidade de vida para os produtores e incentivar um desenvolvimento sustentável.

Como funciona o Crédito Rural?

Acima de tudo, o Crédito Rural tem resguardo do Sistema Nacional de Crédito Rural, associado à Lei 4.595/1964. Desse modo, os principais operadores dessa modalidade são os bancos e cooperativas de crédito.

Leia também

Portanto, através do Crédito Rural é possível obter recursos financeiros para o financiamento de despesas normais dos ciclos produtivos desse setor. Também para investimentos em bens e serviços, despesas nas atividades de comercialização e impulsionamento da industrialização da produção.

continua depois da publicidade

Como um produto das entidades de crédito públicas e privadas, pode ser utilizado tanto por produtores rurais como cooperativas e empresas do ramo agropecuário. Sendo assim, é um programa para gerar políticas de desenvolvimento da produção rural brasileira.

No geral, o Crédito Rural oferece condições favoráveis em relação a juros, com prazos mais extensos para quitação de parcelas e também no tempo para começar o pagamento das prestações após contratação de um empréstimo. Atualmente, engloba desde o armazenamento até a industrialização e modernização das atividades no campo.

continua depois da publicidade

Quais são as modalidades do Crédito Rural?

O Crédito Rural se divide em três modalidades principais. Em primeiro lugar, a corrente oferece recursos financeiros para trabalhadores rurais, a fim de melhorar a produção, mas sem assistência técnica. Logo em seguida, a modalidade educativa tem como objetivo melhorar a produção agropecuária oferecendo assistência técnica por meio de um projeto ou plano específico ao trabalhador rural.

Por fim, a modalidade especial prevê encaminhamento de recursos para cooperativas de produtores rurais, de modo que possam ser utilizados tanto para ações das entidades quanto diretamente aos associados. Porém, há ainda a possibilidade de empregar essas quantias em assentamentos da reforma agrária.

Em todos os casos, as vantagens do Crédito Rural permitem com que o setor agropecuário se desenvolva a partir de um extrativismo não predatório. O que significa desenvolver um cenário para comercialização dos produtos agropecuários que fortaleça as atividades rurais de maneira mais sustentável e conectada às necessidades dos consumidores, assim como com o setor urbano.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade