Calendário abono PIS/Pasep de 2021: veja previsão dos novos pagamentos

Os pagamentos do abono PIS/Pasep de 2021 ainda serão oficialmente divulgados pelo governo federal. Os critérios continuam os mesmos.

Trabalhadores brasileiros com direito ao abono PIS/Pasep de 2021 estão aguardando o calendário de pagamentos ser liberado. A previsão é de que esses repasses sejam realizados apenas em 2023, uma vez que é incomum acontecerem depósitos dobrados.

continua depois da publicidade

Em 2022, o governo fez as transferências sobre o ano-base 2020. Isso porque o Orçamento estabelecido para este ano contava com recursos para apenas uma rodada de pagamentos. Dessa forma, cerca de 23 milhões de trabalhadores receberam o dinheiro entre os meses de fevereiro e março de 2022.

  • 13º salário para Auxílio Brasil será liberado em 2022? Veja o que se sabe
  • Leia também

Quando o abono PIS/Pasep 2021 será pago

Usualmente, o benefício é pago no ano seguinte ao trabalhado. Dessa forma, pela lógica, os valores de 2020 deveriam ter sido repassados em 2021. Mas, por causa da pandemia de COVID-19, o governo federal optou por adiar o programa e redirecionar os recursos para outros auxílios.

Um deles foi o Benefício Emergencial (BEm), voltado aos trabalhadores que tiveram jornada e salários reduzidos no período pandêmico. A expectativa é de que o calendário do abono PIS/Pasep de 2021 saia somente em 2023. No entanto, as informações oficiais ainda serão divulgadas pelo governo federal.

continua depois da publicidade

Quem recebe o abono PIS/Pasep 2021

Esse benefício tem valor equivalente a um salário mínimo vigente e é pago apenas para trabalhadores formais. A Caixa Econômica é responsável pelos repasses do PIS para empregados da iniciativa privada. Já o Banco do Brasil realiza os depósitos do Pasep para servidores públicos.

Os critérios para receber o abono PIS/Pasep 2021 são os seguintes:

  • Estar registrado no PIS ou no Pasep há, pelo menos, cinco anos antes do ano-base considerado;
  • Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias em 2021, com carteira assinada;
  • Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos no ano em questão;
  • Estar inscrito no e-Social ou na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com dados informados corretamente pelo empregador.

Os interessados em conferir se têm direito ao benefício podem consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, ou ligar no telefone 158.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade