13º salário INSS: segunda parcela será paga em breve; veja calendário

Desde abril, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social podem acessar os valores referentes ao 13º salário antecipado, com pagamento em duas parcelas.

O 13º salário do INSS consiste em um benefício previdenciário previsto para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, como uma forma de garantir renda durante o período do final do ano. Entretanto, pelo terceiro ano consecutivo, o Governo Federal adiantou os pagamentos, que devem acontecer entre abril e junho.

continua depois da publicidade

Em 2022, a antecipação integra o pacote de medidas para contornar a crise gerada pela pandemia da COVID-19 no país. De acordo com as regras, segurados que recebem aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão ou auxílio-acidente podem solicitar o pagamento.

Entretanto, inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na Renda Mensal Vitalícia não têm acesso ao 13º salário do INSS. Sobretudo, ambos programas são benefícios assistenciais geridos pelo instituto, o que não prevê acesso aos pagamentos previdenciários, nem pensão por morte.

Como consultar o 13º salário do INSS?

Leia também

A consulta do pagamento pode ser feita através do número de CPF, pelo site, aplicativo ou diretamente nas Centrais de Atendimento pelo telefone.

continua depois da publicidade

Para realizar a consulta pelo site, os segurados podem acessar o portal do Meu INSS e realizar o login na tela inicial, indicando CPF e senha. Posteriormente, basta clicar em “Extrato de Pagamento” para emitir o documento contendo informações referentes a valores, data de pagamento e instituição responsável pela liberação do saque.

Do mesmo modo, a consulta através do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, também acontece por meio do extrato. Neste sentido, após efetuar o login com CPF e senha, o usuário precisa clicar na aba de benefícios disponíveis no menu de funcionalidades da plataforma. Acessando a seção referente ao 13º salário do INSS, é possível emitir o extrato e conferir as informações.

continua depois da publicidade

Por fim, a consulta pelo telefone acontece através da Central de Atendimento do INSS, pelo número 135 com ligação gratuita. Entretanto, o segurado precisa informar seu número de CPF e outros dados cadastrais para confirmar sua identidade, garantindo segurança na consulta.

Com a confirmação dessas informações, basta informar ao atendente qual o benefício deseja consultar e aguardar pela resposta. Nesse caso, o atendimento do INSS funciona de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h.

Calendário 13º salário INSS: pagamento da segunda parcela

Número final do NISPara quem recebe um salário mínimoPara quem recebe mais que um salário mínimo
125/0501/06
226/0502/06
327/0503/06
430/0506/06
531/0507/06
601/0601/06
702/0602/06
803/0603/06
906/0606/06
007/0607/06

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade