Saiba como consultar o seu PIS por meio do CPF

O número PIS é o registro profissional de trabalhadores formais do setor privado e dá acesso a vários benefícios trabalhistas.

Trabalhadores formais do setor privado que têm a carteira assinada são vinculados ao Programa de Integração Social (PIS). A partir disso, essas pessoas têm acesso a uma série de benefícios profissionais previstos por lei. Os interessados podem consultar o PIS pelo CPF.

continua depois da publicidade

É importante saber qual é o seu número de registro para poder verificar quais são os repasses a que você tem direito e quando serão realizados. Vale ressaltar que os pagamentos desse programa estão definidos na Lei Complementar n° 7/910 e são realizados pela Caixa Econômica Federal.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Antes de mais nada, o trabalhador precisa saber que o número PIS fica indicado na Carteira de Trabalho. Mas se, por alguma razão, não for possível verificar diretamente no documento, existem outras formas de descobrir o seu registro.

Leia também

Você pode consultar o PIS por aplicativos, sites e até mesmo pelo telefone informando apenas seu CPF. Veja as opções:

continua depois da publicidade

Sites

Tanto na versão para celular como no site Meu INSS, o interessado deve informar CPF e senha cadastrados no Gov.br. Depois disso é só ir no ícone superior à direita e olhar os seus dados.

Outra forma é acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e seguir os passos abaixo:

  1. Clicar na aba “Cidadão”;
  2. Ir no menu, no canto esquerdo superior, e clicar em “Inscrição”;
  3. Selecionar a opção “Filiado”;
  4. Informar os dados solicitados;
  5. Conferir a mensagem em vermelho que aparecer na tela.

Aplicativos

Os aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem disponibilizam a consulta do PIS pelo CPF. Para isso, o trabalhador precisa fazer o login utilizando o CPF e a senha cadastrados.

continua depois da publicidade

Na tela inicial, basta procurar as informações do titular. Todos estão disponíveis para os sistemas Android e iOS.

Telefone

Quem preferir ainda pode ligar na central de atendimento da Previdência Social pelo telefone 135. O serviço fica disponível de segunda-feira a sábado, nos horários de 7h às 22h. Basta informar seu CPF e demais dados cadastrais solicitados pelo atendente.

Assim, o próprio profissional irá consultar o seu PIS pelo CPF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade