Caixa libera 2 lotes atrasados do abono PIS/Pasep; quem tem direito?

Abono PIS/Pasep é direito de milhões de trabalhadores. No momento, existem dois lotes disponíveis, esperando pelo saque.

A Caixa já liberou dois lotes do abono PIS/Pasep atrasados para os trabalhadores. No caso, o dinheiro é para quem ainda não sacou o recurso dos anos-base de 2020 e 2019. Veja como solicitar os repasses e os valores disponibilizados.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, geralmente, o Banco do Brasil é o responsável por pagar o Pasep aos servidores públicos. Já o PIS é repassado pela Caixa aos trabalhadores formais da iniciativa privada.

Abono PIS/Pasep 2020 atrasado

O abono PIS/Pasep do ano-base de 2020 foi pago no começo de 2022. No entanto, segundo estimativas do governo federal, cerca de 500 mil pessoas não sacaram o recurso. No caso, o valor é de até R$ 1.212, o que corresponde a um salário mínimo vigente. A quantia varia conforme os meses trabalhados em 2020.

Leia também

Confira as condições para receber:

continua depois da publicidade
  • Inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos;
  • Registrado na Rais ou eSocial;
  • Ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias durante o ano-base de 2020;
  • Receber, em média, até dois salários mínimos;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Não ser contratado por pessoa física.

A consulta do recurso pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS). Como informado, o Banco do Brasil e a Caixa são responsáveis pelos pagamentos. O interessado tem até o dia 29 de dezembro de 2022 para fazer o resgate.

Abono PIS/Pasep 2019 esquecido

O abono PIS/Pasep do ano-base de 2019 segue praticamente as mesmas regras do benefício de 2020. A diferença é a exigência: o trabalhador deve ter trabalhado por ao menos trinta dias ao longo de 2019. Como o período de obter o dinheiro terminou, o governo decidiu dar uma segunda chance.

continua depois da publicidade

Assim, todos os recursos (PIS e Pasep) foram repassados à Caixa Econômica Federal. O interessado possui quatro maneiras de pedir pelo abono:

  • Telefone: basta ligar para o número 158, informar seus dados pessoais e solicitar o abono PIS/Pasep;
  • Aplicativo: peça o abono esquecido pelo aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS);
  • E-mail: envie e-mail, pedindo pelo abono PIS/Pasep de 2019, para trabalho.uf@economia.gov.br. Lembre-se de trocar o termo "uf" do e-mail pela sigla do seu estado (exemplo: São Paulo = sp);
  • Presencial: se desloque até a Superintendência do Ministério do Trabalho mais próxima e solicite o abono. É preciso levar um documento de identidade e o número do PIS ou do Pasep.

O abono de 2019 paga até R$ 1.100, salário mínimo da época do pagamento original.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade