Empréstimo para Auxílio Brasil é aprovado; veja quem terá direito

Governo aprovou pacote de medidas para injetar dinheiro na economia. Dentre elas, há o empréstimo consignado a quem recebe Auxílio Brasil.

O Governo Federal divulgou um plano de medidas com objetivo de injetar dinheiro na economia. Dentre elas, está o empréstimo consignado a quem recebe Auxílio Brasil. Essa modalidade de crédito, no entanto, ainda não tem regras para iniciar os pagamentos.

continua depois da publicidade

Por isso, o Ministério da Cidadania ainda não divulgou novas informações a respeito do benefício. A modalidade de empréstimo, que antes estava disponível apenas para aposentados do INSS, poderá ser solicitada também por quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

As entidades de defesa do consumidor criticam a iniciativa em razão do risco de endividamento da população mais vulnerável.

Empréstimo para Auxílio Brasil ainda não tem data para começar

Leia também

A modalidade de empréstimo consignado geralmente é vinculada à conta do beneficiário, sendo a quantia descontada de maneira automática. O valor da renda que poderá ser comprometido é de 40% - sendo até 35% no empréstimo pessoal e 5% para despesas e saques com cartão de crédito consignado.

continua depois da publicidade

Terão acesso ao crédito os beneficiários do substituto do Bolsa Família, que atualmente são mais de 18 milhões de pessoas. Assim, o objetivo é possibilitar que os beneficiários do programa Auxílio Brasil consigam tomar créditos a juros mais baixos e utilizar o recurso para outras coisas, como a abertura de pequenos negócios.

É importante destacar que, entre as opções existentes no mercado, o crédito consignado apresenta as menores taxas de juros devido à baixa probabilidade de inadimplência, já que é descontado diretamente do pagamento do beneficiário.

continua depois da publicidade

Consulta de inscrição no Auxílio Brasil

Para saber valores, calendário e se você continua apto ao programa Auxílio Brasil, basta fazer uma consulta no aplicativo do programa ou o Caixa Tem. Confira o passo a passo:

  1. Acesse uma das plataformas;
  2. Informe o número do CPF e senha cadastrados;
  3. Vá ao menu inicial, encontre a opção de consultas;
  4. Confirme se o seu benefício continua ativo.

Os contatos também podem ser por telefone, no número 111 (Central da Caixa) ou 121 (Central do Ministério da Cidadania), apenas informando o número do CPF. Esse tipo de verificação é importante, pois o governo federal realiza reavaliações mensais dos aptos a receber o benefício social.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade