Auxílio Gás: nova parcela já tem prazo para ser paga; veja calendário

Destinado às famílias brasileiras de baixa renda inscritas no Cadastro Único, o Auxílio Gás prevê pagamentos bimestrais para auxiliar na compra do botijão de gás natural.

O Auxílio Gás dos Brasileiros, conhecido também como Auxílio Gás ou vale-gás, consiste em um programa assistencial criado pelo Governo Federal em 2021 para auxiliar famílias de baixa renda na compra de gás de cozinha. Com gerenciamento do Ministério da Cidadania e pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal, estima-se que mais de 5 milhões de famílias brasileiras sejam contempladas pelo benefício.

continua depois da publicidade

Com pagamentos bimestrais, o benefício compreende a transferência de 50% do valor para a compra de um botijão de gás de 13 kg. Para determinar o valor do benefício, leva-se em consideração o valor da média dos seis meses anteriores com base no preço nacional, a partir da estimativa divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os pagamentos são realizados nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, e também são organizados de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Desse modo, assim como os outros programas do Governo Federal, é necessário a inscrição atualizada no Cadastro Único para garantir a elegibilidade ao programa, ainda que não represente a inclusão imediata.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Leia também

Em resumo, podem solicitar inscrição no programa Auxílio Gás todas as famílias inscritas no CadÚnico que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Nesse caso, é considerado o valor vigente no território nacional para o cálculo da renda familiar e da quantia mínima de R$ 606 para elegibilidade.

continua depois da publicidade

Além disso, também têm direito ao benefício as famílias que possuam entre os membros residentes na mesma casa inscritos do Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

Por via de regra, são prioridades as mães solteiras e famílias que possuam mulheres vítimas de violência doméstica, mas que estejam sendo monitoradas por medidas protetivas.

No geral, o pagamento é realizado de maneira automática para a conta corrente e conta poupança das famílias inscritas, com depósito realizado pela Caixa. Caso os inscritos não tenham vínculos com a instituição, é criada automaticamente uma conta poupança social digital, a partir dos dados no Cadastro Único.

continua depois da publicidade

Calendário de pagamentos do Auxílio Gás em junho

O Auxílio Gás possui parcelas válidas por até 120 dias, contabilizados a partir da disponibilização do benefício através do pagamento automático. Portanto, a validade também segue o calendário do Auxílio Brasil. Confira as datas a seguir:

Número do benefícioData de pagamento
117 de junho
220 de junho
321 de junho
422 de junho
523 de junho
624 de junho
727 de junho
828 de junho
929 de junho
030 de junho

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade