Calendário abono PIS/Pasep 2021 já está disponível? Veja o que se sabe

Abono PIS/Pasep de 2021 ainda não foi pago pelo governo federal. Confira as informações sobre o calendário de repasses do benefício.

A pandemia fez com que o governo federal alterasse os pagamentos do abono PIS/Pasep. Assim, o ano-base de 2020 só foi pago no começo de 2022. A situação em si gerou uma dúvida em muitos trabalhadores: afinal de contas, então quando o calendário do abono PIS/Pasep de 2021 estará disponível?

continua depois da publicidade

Lembrando que o PIS só é pago aos trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada (responsabilidade da Caixa Econômica Federal) e o Pasep é para servidores públicos (pago pelo Banco do Brasil). Além disso, é necessário cumprir os requisitos abaixo:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos;
  • Leia também
  • Receber, em média dois salários mínimos;
  • Trabalhar por, no mínimo, 30 dias do ano-base;
  • Ser registrado na Rais ou no eSocial;
  • Não pode ser empregado doméstico;
  • Não pode ser contratado por pessoa física.

Calendário do abono PIS/Pasep 2021: atualizações

O governo federal ainda não anunciou o calendário do abono PIS/Pasep 2021 e também não ofereceu uma data de lançamento do cronograma. A maior probabilidade é de que o benefício só seja pago em 2023.

Isso ocorre devido ao fato de o Orçamento deste ano não prever um segundo repasse do abono. Para pagamentos do tipo foram destinados cerca de R$ 21 bilhões. Como já foi pago o atrasado, de 2020, beneficiando 23 milhões de pessoas, não há recursos para o do ano-base de 2021.

continua depois da publicidade

Portanto, só é possível realizar consultas do abono PIS/Pasep referente a 2020.

Sobre o abono PIS/Pasep (ano-base de 2020)

Caso o trabalhador ainda não tenha verificado o abono PIS/Pasep 2020 que ficou disponível recentemente, é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS) ou no telefone 158. O benefício conta com valores de até um salário mínimo (atualmente, R$ 1.212).

Cerca de 500 mil pessoas não sacaram o abono PIS/Pasep 2020 que foi liberado neste ano. O recurso ficará disponível até o final do mês de dezembro de 2022. Já quem espera pelo abono do ano-base de 2021, terá que aguardar mais um pouco até que haja uma movimentação por parte do governo federal.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade