Auxílio Gás: confira calendário e como consultar a próxima parcela

O benefício prevê o pagamento de parcelas bimestrais, correspondentes a 50% do valor de um botijão de gás de 13 kg, de acordo com os preços previstos pela Agência Nacional.

O Auxílio Gás dos Brasileiros, conhecido como Auxílio Gás, é um programa assistencial do Governo Federal para auxiliar na compra do gás de cozinha para as famílias de baixa renda. Com gestão pelo Ministério da Cidadania e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, o programa prevê o pagamento de parcelas bimestrais correspondentes a 50% do valor de um botijão de gás de 13 kg.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, tem os valores determinados de acordo com o valor da média dos seis meses anteriores, a partir de divulgação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com pagamentos realizados nos meses pares, o calendário segue as mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, a partir do final do número de inscrição (NIS).

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Por via de regra, todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda familiar per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo salarial podem se inscrever no benefício. Além disso, as regras de elegibilidade também preveem a inclusão de famílias que possuam membros inscritos no Benefício de Prestação Continuada.

Leia também

Porém, há prioridade de mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência e também mães solteiras em situação de vulnerabilidade social.

continua depois da publicidade

Apesar disso, em todos os casos, é necessário possuir inscrição atualizada no CadÚnico, pois através destas informações são realizados sorteios bimestrais pelo Ministério da Cidadania, com inclusão de novas famílias no programa.

Para consultar o benefício, as famílias podem acessar o aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS, ou do Caixa Tem, também disponível para Android e iOS. Em ambos casos, a consulta é realizada através do CPF e de uma senha cadastrada pelo usuário.

No caso dos beneficiários que não possuam acesso à internet, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 11, ou então pelo atendimento do Ministério da Cidadania, no número 121. Ademais, é possível solicitar atendimento presencialmente em uma das unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) na sua região.

continua depois da publicidade

Calendário de pagamentos do Auxílio Gás

Com os últimos pagamentos acontecendo em abril, a previsão é que as próximas parcelas sejam transferidas em junho. Sobretudo, as transferências acontecem automaticamente para as contas corrente, poupança e poupança social digital vinculadas à Caixa. Confira as datas divulgadas:

Número final do benefícioData do pagamento
117 de junho
220 de junho
321 de junho
422 de junho
523 de junho
624 de junho
727 de junho
828 de junho
929 de junho
030 de junho

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade