2 benefícios sociais são liberados para crianças e adolescentes; veja quais

Crianças e adolescentes podem obter 2 benefícios sociais do governo federal. Confira quais regras precisam ser cumpridas.

Geralmente, os benefícios sociais são destinados a maiores de 18 anos de idade. Todavia, existem programas que também podem ser obtidos por pessoas mais jovens. Veja, em nossa matéria, 2 benefícios liberados para a crianças e adolescentes.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, segundo a Fundação Abrinq, mais de 18 milhões de crianças e adolescentes no país estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, cerca de 45% do total. 9,1 milhões estão em famílias consideradas como extremamente pobres e 9,7 milhões estão em unidades pobres financeiramente.

2 benefícios sociais são liberados para crianças e adolescentes

Como informado, existem 2 benefícios sociais que são liberados para crianças e adolescentes. Veja os detalhes de ambos e quem tem direito a receber:

Leia também

ID Jovem

Com o objetivo de fornecer o acesso à eventos esportivos e culturais, o ID Jovem foi criado. O programa concede meia entrada para adolescentes com pelo menos 15 anos de idade (até adultos de 29 anos), que façam parte de famílias inscritas no CadÚnico.

continua depois da publicidade

Além disso, é necessário que a renda familiar seja de até dois salários mínimos mensais. A inscrição no programa deve ser feita de forma online, no aplicativo do ID Jovem (Android e iOS). Em seguida, é só informar os dados pessoais e aguardar uma análise do governo federal.

Depois disso, a pessoa pode utilizar o documento onde quiser.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago em algumas situações. Uma delas, é o caso de Pessoas com Deficiência (PcD). Para esse grupo, é pago um salário mínimo, independentemente da idade.

continua depois da publicidade

Todavia, segundo as regras do benefício, é necessário que o indivíduo cumpra os seguintes requisitos:

  • Seja brasileiro (nato ou naturalizado) ou que possua nacionalidade portuguesa, desde que morando no Brasil;
  • Faça parte de família com renda per capita de até um quarto do salário mínimo vigente;
  • Possuir impedimento por ao menos dois anos ou que seja permanente no aspecto mental, intelectual, físico ou sensorial ou que não deixe participar ativamente da sociedade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade