Saiba como obter PIS para consultar saque do FGTS de até R$ 1 mil

Para consultar os valores do Saque Extraordinário do FGTS, os trabalhadores podem acessar o número PIS/Pasep através do site, aplicativo ou telefone.

O Saque Extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) consiste em uma medida do Governo Federal para contornar a crise gerada pela pandemia da COVID-19. Desse modo, disponibiliza movimentações de até R$ 1 mil para trabalhadores com contas ativas e inativas associadas ao fundo.

continua depois da publicidade

Para realizar a consulta e solicitar os valores, os profissionais podem acessar o site da Caixa, o aplicativo do FGTS ou diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. Entretanto, para realizar a consulta é necessário informar o número PIS/Pasep e uma senha cadastrada pelo usuário. Confira a seguir como obter PIS para consultar saque do FGTS.

Consulta pelo telefone

Para consultar o PIS através do telefone, o trabalhador pode entrar em contato com o telefone da Previdência Social através do número 135. Nesse caso, um atendente irá solicitar as informações cadastrais e outros dados para garantir a segurança no processo.

Leia também

Logo em seguida, é possível solicitar a informação. Nesse caso, a central de atendimento da Previdência Social fica disponível de segunda a sábado, entre 7h e 22h. Porém, também pode-se consultar através do Caixa Cidadão, no telefone 0800 726 0207.

continua depois da publicidade

O atendimento eletrônico da Caixa está disponível 24 horas por dia durante toda a semana. No entanto, o atendimento personalizado com funcionários acontece de segunda a sexta, entre 8h e 21h, mas também aos sábados, entre 10h e 16h.

Consulta por aplicativos

Para consultar PIS através dos aplicativos, os profissionais podem acessar a Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS, e conferir a informação dentro dos contratos registrados. Ademais, é possível realizar a consulta pelo aplicativo FGTS, igualmente disponível para Android e iOS, também em um dos contratos registrados.

continua depois da publicidade

Aos trabalhadores vinculados à Caixa Econômica Federal, há a possibilidade de consultar através dos aplicativos Caixa Trabalhador e do Caixa Tem. Nesse sentido, basta informar o CPF para acessar o menu de informações pessoais.

Consulta pela internet

Por fim, é possível acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) para consultar o número PIS/Pasep. Nesse sentido, o usuário precisa clicar em “Cidadão” e depois seguir para a aba “Inscrição” e “Filiado”.

Feito isso, preencha os dados da mesma forma que consta em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. Caso os dados estejam corretos, uma mensagem em vermelho aparecerá na tela com o número do NIT, que é o mesmo do PIS/Pasep.

continua depois da publicidade

Também é possível consultar através do CPF no site da Caixa e no site do Meu INSS. Nesse caso, basta realizar o cadastro e consultar as informações de usuário geradas a partir do seu CPF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade