Não perca seu Auxílio Brasil: veja motivos que excluem o cadastro

Auxílio Brasil pode ser retirado do beneficiário caso ele não cumpra as regras determinadas pelo programa. Entenda os casos.

Em média, o Auxílio Brasil paga R$ 400 aos beneficiários. No entanto, para continuar fazendo parte do programa, é preciso cumprir as regras estipuladas pelo governo federal. Confira os motivos que excluem o cadastro no Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, ao longo da matéria, estaremos detalhando os pagamentos básicos do programa. Os benefícios extras do Auxílio Brasil possuem regras próprias, sendo que todos são dependentes da inscrição no programa.

Motivos que excluem o cadastro no Auxílio Brasil

Assim como o Ministério da Cidadania é o responsável por inscrever a família no programa, ele também pode removê-la. No caso, o cancelamento pode ser feito por meio de três critérios. São eles:

Leia também
  • Revisão cadastral;
  • Averiguação cadastral;
  • Revisão de elegibilidade.

Revisão cadastral

A revisão cadastral é o critério no qual o Ministério da Cidadania verifica se o beneficiário está com as informações atualizadas no CadÚnico.

continua depois da publicidade

É exigido que, a cada dois anos, o interessado reveja seus dados e informe sua situação atual ao governo.

Averiguação Cadastral

Averiguação cadastral ocorre com o objetivo de observar possíveis inconsistências nos registros dos beneficiários. Caso a pessoa caia nela, é necessário corrigir os eventuais erros, geralmente associados ao CadÚnico.

Revisão de elegibilidade

Por fim, há a revisão de elegibilidade. No caso, o governo federal verifica se todas as regras do programa estão sendo cumpridas.

No caso, é necessário que a família seja inscrita no CadÚnico e que esteja em situação de pobreza ou extrema pobreza.

continua depois da publicidade

O que fazer se o Auxílio Brasil for cancelado

Caso o seu Auxílio Brasil seja cancelado, tente atualizar suas informações no CadÚnico e também procure orientações no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais perto do seu domicílio ou ligue para o número 121 do Ministério da Cidadania.

Como informado, o próprio Ministério da Cidadania é responsável pela inscrição do beneficiário. Portanto, uma nova análise será feita pela pasta para identificar se as incongruências no cadastro foram corrigidas. Geralmente, em poucos dias a pasta dá um retorno ao interessado.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade