Saque FGTS de até R$ 1 mil: quem terá direito ao valor nesta semana?

O calendário do Saque Extraordinário do FGTS foi organizado a partir do mês de nascimento dos trabalhadores, com valores liberados desde o final de abril.

O Saque Extraordinário do FGTS consiste em uma medida promovida pelo Governo Federal para contornar a crise gerada pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, permite que trabalhadores com contas associadas ao fundo movimentem os valores fora das regras estabelecidas pelo programa, como diante de aposentadoria ou compra de imóvel próprio.

continua depois da publicidade

Com calendário organizado a partir do mês de nascimento dos profissionais, os valores de até R$ 1 mil estão disponíveis desde o dia 20 de abril. Nesta semana, os trabalhadores nascidos em abril e maio poderão acessar os pagamentos, a partir do dia 11 de maio.

Como funciona o Saque Extraordinário?

Em resumo, trabalhadores com contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem retirar os valores a partir da data prevista no calendário divulgado pelo Governo Federal. A princípio, a consulta dos valores pode ser feita através do site da Caixa a partir do número PIS/Pasep.

Leia também

No entanto, os profissionais também podem consultar os valores diretamente pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. A previsão é que os valores sejam liberados primeiramente nas contas inativas, começando por aquelas com menor saldo.

continua depois da publicidade

Portanto, os valores começam a ser liberados nas contas referentes a contratos de trabalho encerrados. Logo em seguida, os saques ficarão disponíveis para as contas ativas, também começando daquelas com menor saldo.

No geral, a Caixa Econômica Federal é responsável por realizar os pagamentos e transferências do Saque Extraordinário do FGTS, de modo que os valores sejam depositados automaticamente para a conta poupança social digital do trabalhador. Entretanto, se o depósito não acontecer, é necessário que o profissional consulte a sua conta no fundo para atualizar os seus dados, garantindo o depósito.

continua depois da publicidade

Além disso, é possível realizar o procedimento manualmente, também através do aplicativo do FGTS. Desse modo, não é necessário comparecer presencialmente em uma das unidades da Caixa. Ademais, os profissionais podem movimentar os valores diretamente através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Calendário do Saque FGTS

Segundo o cronograma, os pagamentos serão liberados para todos os trabalhadores até 15 de junho. Porém, os profissionais poderão requisitar os valores até dezembro deste ano, após o encerramento do calendário.

Mês de nascimento do trabalhadorData de liberação dos valores
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade