BPC de R$ 1.212: saiba como solicitar o benefício pelo CPF

O Benefício de Prestação Continuada é destinado para grupo específico de beneficiários. Veja como solicitar o benefício pelo CPF.

Pessoas com alguma deficiência (PcDs), além de idosos com idade superior a 65 anos, podem solicitar o Benefício de Prestação Continuada, desde que vivam em situação de vulnerabilidade social e econômica. O auxílio é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e regido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

continua depois da publicidade

É importante lembrar que, mesmo após a liberação do BPC, os beneficiários que deixarem de cumprir todos os critérios do programa podem ter os depósitos suspensos. Possíveis irregularidades na inscrição do CadÚnico podem acarretar pausas nas transferências.

Segundo o Ministério da Cidadania, todavia, quem teve o benefício suspenso ou cancelado pode solicitar os repasses novamente.

Como solicitar o BPC pelo CPF?

Leia também

As pessoas interessadas devem ter acesso à internet e uma conta no Gov.br para entrar no portal Meu INSS. Após fazer login com CPF e senha, é necessário:

continua depois da publicidade
  1. Selecionar a opção “Novo Pedido”;
  2. Informar o benefício que deseja solicitar;
  3. Clicar em BPC na lista de auxílios;
  4. Ler as informações disponíveis na tela;
  5. Informar seus dados e conclua a solicitação.

Além disso, também é possível realizar o pedido por telefone, discando para 135, número da Central de Atendimento do INSS. O contato pode ser realizado de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Quando o saque do BPC pode ser realizado?

tempo de resposta do instituto é de cerca de 45 dias. Após a aprovação do BPC, o beneficiário deve ter acesso aos valores no prazo de mais 45 dias. Após receber os valores, por sua vez, é preciso realizar o saque em até 60 dias.

continua depois da publicidade

Se a pessoa não fizer a retirada nesse tempo, pode ter o repasse suspenso. Além disso, caso a quantia permaneça na conta do beneficiário por período superior a 180 dias, o BPC é cancelado.

Para reaver o dinheiro, será preciso entrar em contato direto com o Instituto Nacional do Seguro Social.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade