13º salário do INSS terá 5 saques em abril; veja calendário completo

Em abril se inicia o pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS, antecipado pelo terceiro ano consecutivo aos aposentados e pensionistas da Previdência.

O ano de 2022 marca o terceiro ano consecutivo de antecipação do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas da Previdência, através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Com saques de até R$ 1 mil para os contribuintes, a medida é uma forma de gerar renda e mitigar a crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19.

continua depois da publicidade

No geral, os pagamentos do 13º salário do INSS costumam acontecer no segundo semestre, mas a antecipação prevê pagamentos até 15 de junho. Porém, o saque fica disponível até 15 de dezembro para os contribuintes.

Com a medida, cerca de R$ 56,7 bilhões serão injetados na economia, através de duas parcelas correspondentes a metade do valor. Porém, a decisão não altera os valores do Orçamento para 2022. Além disso, o pagamento antecipado irá atender 40 milhões de pessoas, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.

Como acontece o pagamento?

Leia também

As primeiras parcelas serão pagas entre 25 de abril e 6 de maio, correspondendo a 50% do valor do 13º salário. Posteriormente, a segunda parcela será paga entre 25 de maio e 7 de junho, com descontos relativos ao Imposto de Renda para os contribuintes que ainda pagam.

continua depois da publicidade

No entanto, beneficiários que começaram a receber após janeiro deste ano receberão os valores proporcionalmente ao tempo de contribuição e inscrição. Comumente, o pagamento é feito de acordo com o número final do benefício, pois o calendário é organizado a partir dessa informação.

Quem pode receber o 13º salário do INSS?

Neste ano, recebem o pagamento do 13º salário do INSS antecipadamente aqueles que possuem benefícios associados ao instituto. Sendo assim, beneficiários do auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, salário-maternidade, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

continua depois da publicidade

Ademais, beneficiários de programas como a Renda Mensal Vitalícia e o Benefício de Prestação Continuada não são atendidos por esse pagamento, pois os programas não preveem contribuição ao instituto. Portanto, ainda que sejam gerenciados pelo INSS, ambos não contam como aposentadoria.

Calendário de pagamento de abril para quem recebe um salário mínimo

Em abril tem início o pagamento da primeira parcela para quem recebe um salário mínimo da Previdência. Já os pagamentos da primeira parcela para quem recebe acima desse valor estão previstos para a primeira semana de maio.

Confira os cinco saques disponíveis em abril:

continua depois da publicidade
Número final do benefícioData de pagamento
125 de abril
226 de abril
327 de abril
428 de abril
529 de abril
62 de maio
73 de maio
84 de maio
95 de maio
06 de maio

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade