Seu Auxílio Brasil está bloqueado ou cancelado? Saiba o que fazer

O substituto do Bolsa Família paga, em média, R$ 400 aos beneficiários. Veja o que fazer se o seu Auxílio Brasil estiver bloqueado ou cancelado.

Os beneficiários do novo Bolsa Família devem estar atentos ao status do seu programa social. Em alguns casos, o Auxílio Brasil poderá ser bloqueado ou cancelado.

continua depois da publicidade

De forma contínua, serão realizadas três análises, que consistem em averiguação cadastral, revisão cadastral e revisão de elegibilidade para confirmar se o beneficiário pode continuar recebendo o auxílio.

Benefícios do Auxílio Brasil podem ser suspensos e até cancelados, conforme o caso. Os cidadãos que tiverem os pagamentos bloqueados poderão entrar com recurso.

Auxílio Brasil bloqueado ou cancelado: quais os casos?

Leia também

Como dissemos inicialmente, o cancelamento da inscrição no programa depende de três critérios. Confira:

continua depois da publicidade
  • Revisão cadastral: consiste na atualização dos dados nos requisitos do CadÚnico. As famílias com informações desatualizadas, por dois anos ou mais, serão convocadas para confirmação ou retificação dos dados;
  • Averiguação cadastral: consiste em verifica a consistência dos dados existentes no registro;
  • Revisão de elegibilidade: consiste em confirmar se a família continua cumprindo todas as exigências do Auxílio Brasil.

Caso tenha inconformidades em uma das situações listadas acima, é necessário realizar a atualização ou correção das informações na prefeitura. O responsável pela família deve comprovar que a família é elegível ao apresentar a documentação de todos os membros:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do responsável pela família);
  • Documento de identificação (de cada um);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula dos estudantes da família (se houver).

Quando perceber que o saque da parcela não foi autorizado, o beneficiário deve entrar com recurso junto ao setor responsável em seu município. Após a solicitação, o setor responsável terá 30 dias para analisar o pedido e dar a resposta. O prazo começa a contar a partir da data de realização do protocolo de desbloqueio do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Conforme informações do governo federal, o Ministério da Cidadania (MC) realizará a revisão cadastral anualmente das famílias beneficiadas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade