Tem direito ao seguro-desemprego em 2022? Veja como receber

O seguro-desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social para o trabalhador. Veja como solicitar e consultar as parcelas.

O seguro-desemprego é um benefício garantido por meio da Seguridade Social, com objetivo de oferecer assistência financeira temporária ao trabalhador demitido sem justa causa. Veja, em nossa matéria, quais trabalhadores têm direito ao seguro-desemprego no ano de 2022.

continua depois da publicidade

O valor pode ser repassado em três, quatro ou cinco parcelas, dependendo da quantidade de vezes que o benefício foi solicitado anteriormente, além do período trabalhado.

Seguro-desemprego 2022: quem tem direito?

O critério primordial para solicitar o seguro-desemprego é ter sido demitido sem justa causa. Será preciso também atender às seguintes exigências:

Leia também
  • Não possuir uma renda própria que garanta sua manutenção e de sua família;
  • Pessoas que tenham recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, em períodos previstos pela lei;
  • Que não recebe benefício previdenciário de prestação continuada, exceto para auxílio-acidente, auxílio suplementar ou do abono de permanência em serviço.

Ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador recebe da empresa o Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego. Ele é fundamental para fazer o pedido.

continua depois da publicidade

Solicite o seguro-desemprego em 2022

Caso tenha sido demitido sem justa causa, realize os seguintes passos:

  1. Confira o portal de serviços do governo federal e realize o login na plataforma;
  2. Depois, no campo de pesquisa, digite “Solicitar Seguro-desemprego”;
  3. Em seguida, selecione a opção “Solicitar Seguro-desemprego”;
  4. Faça um novo cadastro. Caso já possua poderá prosseguir com a solicitação;
  5. Selecione a opção “Solicitar Seguro-desemprego”;
  6. Digite o número de requerimento, emitido pela empresa, e clique em localizar;
  7. Depois, confira as informações e leia as regras;
  8. Por fim, clique em “concordar”.

Na tela, vai aparecer a confirmação da solicitação e, posteriormente, constará a mensagem “Solicitação do benefício realizada com sucesso”. Será disponibilizado o valor e quantidade de parcelas liberadas.

continua depois da publicidade

Além disso, o seguro-desemprego pode ser solicitado também por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS), de forma presencial na Superintendência do Trabalho da região em que reside ou no telefone 158.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade