Auxílio Brasil: veja quem recebe o cartão e saiba como funciona

Recentemente, 4 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Veja quem recebe o cartão do benefício e saiba como funciona.

Os pagamentos referentes ao Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, começou a ser liberado no mês de novembro de 2021, inicialmente para 14,5 milhões de famílias. Hoje, mais de quatro milhões de famílias foram adicionadas aos pagamentos, subindo para 18,05 milhões de beneficiados.

continua depois da publicidade

Segundo o governo federal, as 14,5 milhões de famílias que eram beneficiadas pelo Bolsa Família vão continuar usando o cartão do antigo programa para retirada do dinheiro. Assim, os novos incluídos no Auxílio Brasil devem receber o novo cartão do benefício.

Cartão do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil transfere um valor médio de R$ 400 para as famílias. Apenas os recém inseridos na lista de beneficiários do governo receberão o cartão do Auxílio Brasil agora. O envio será feito pela Caixa Econômica Federal por meio dos Correios. Os demais beneficiários poderão continuar usando o cartão do extinto Bolsa Família.

Leia também

É importante destacar que o dinheiro pode ser movimentado por meio da poupança social digital, junto ao aplicativo Caixa Tem. Neste caso, os brasileiros que recebem o benefício também podem usar o cartão social, disponível para quem tem acesso a benefícios sociais e trabalhistas, para fazer saques junto na poupança digital.

continua depois da publicidade

Como fazer o saque do Auxílio Brasil sem cartão?

Os beneficiários que precisam sacar o benefício e, por alguma razão, não possuem o cartão físico, podem realizar os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo do Caixa Tem e selecione a opção “entrar”;
  • Depois, selecione a opção “saque sem cartão”;
  • Clique na opção “gerar código para saque”;
  • Informe a senha do Caixa Tem e clique no botão à direita para prosseguir;
  • Por fim, informe junto ao caixa eletrônico ou lotérica o código numérico que aparecerá na tela do celular.

É importante destacar que o código terá validade por uma hora e, por isso, você deve deixar para gerar apenas quando estiver próximo do local onde vai realizar o saque do valor.

continua depois da publicidade

A parcela possui validade de 120 dias. Os valores depositados que não forem movimentados ou sacados no prazo estabelecido retornarão ao programa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade