Auxílio-acidente do INSS: confira requisitos para solicitar o benefício

Auxílio-acidente do INSS é uma indenização para o trabalhador que teve sua capacidade laboral reduzida por conta de sequelas de acidente.

O auxílio-acidente é um dos muitos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele é voltado para pessoas que sofreram algum acidente e possuem sequelas permanentes que diminuem a capacidade de trabalho. Por ter caráter indenizatório, o pagamento não impede que o beneficiário mantenha um emprego.

continua depois da publicidade

No entanto, os depósitos são encerrados quando é solicitada a aposentadoria ou Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). As parcelas também são canceladas caso o trabalhador venha a óbito.

Quais são os requisitos do auxílio-acidente

As transferências do auxílio-acidente são pagas para quem comprovar sua situação por meio de perícia médica do INSS. Têm direito ao benefício o trabalhador que:

  • Já era segurado quando o acidente aconteceu, sem necessidade de cumprir período de carência;
  • Seja filiado como empregado urbano/rural, empregado doméstico (para acidentes a partir de 01 de junho de 2015), trabalhador avulso ou segurado especial (trabalhador rural).

Aqueles que são contribuintes individuais ou facultativos não podem solicitar os pagamentos.

continua depois da publicidade

Como pedir o auxílio-acidente

Tanto a solicitação do benefício como o agendamento da perícia podem ser realizados pela internet, por meio do portal Meu INSS. Na página digital, o interessado no auxílio-acidente deve:

  1. Entrar com login e senha cadastrados no Gov.BR (quem não é registrado pode criar uma conta na hora);
  2. Selecionar a opção "Agendamentos/Requerimentos";
  3. Clicar em "Novo requerimento" e depois em "Avançar";
  4. Digitar "acidente" no campo de pesquisa;
  5. Clicar no serviço desejado e agendar a perícia médica.

Depois disso, é preciso comparecer à uma agência da Previdência na data e horário marcados. Dependendo da situação, o trabalhador pode optar por perícia domiciliar ou hospitalar. O processamento do pedido e resultado podem ser vistos em Agendamentos/Requerimentos.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade