Além do BC, saiba onde é possível encontrar "dinheiro esquecido"

Por meio de cotas do PIS/Pasep, abono atrasado do PIS/Pasep e/ou saque-aniversário do FGTS é possível encontrar dinheiro esquecido.

Após divulgação que os brasileiros possuem dinheiro "esquecido" nos bancos, milhares de pessoas acessaram o novo site disponibilizado pelo Banco Central. É importante saber, no entanto, que além das instituições financeiras, é possível encontrar "dinheiro esquecido" em cotas do PIS/Pasep, abono atrasado do PIS/Pasep e/ou saque-aniversário do FGTS.

continua depois da publicidade
Leia também

Com inflação em alta, desemprego elevado e contas de luz e gás mais caras, cada valor será bem recebido na casa dos brasileiros.

Onde é possível encontrar "dinheiro esquecido"?

Abono atrasado do PIS/Pasep

Aqueles que não fizeram o saque do abono PIS/Pasep do ano-base de 2019 terão uma nova oportunidade para receber o dinheiro. O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que a solicitação do abono atrasado poderá ser realizada até o dia 31 de março de 2022.

Para pedir o abono do PIS/Pasep atrasado, o trabalhador deve seguir os passos abaixo:

continua depois da publicidade
  • Compareça a uma das Superintendências do Ministério do Trabalho com um documento oficial com foto;
  • Depois, entre com recurso administrativo solicitando o pagamento;
  • O funcionário do local será responsável por criar a solicitação e a enviar ao banco que irá efetuar o pagamento;
  • Por fim, o banco liberará o dinheiro no prazo estabelecido pelo governo.

Cotas do PIS/Pasep

Cota do PIS/Pasep é diferente do abono salarial. Aproximadamente 10 milhões de pessoas têm direito a fazer o saque das cotas do fundo PIS/Pasep. Os valores são destinados aos trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares que atuaram entre os anos de 1970 a 4 de outubro de 1988.

Quem ainda não realizou o saque pode acessar o benefício integral. O trabalhador possui saldo nas contas pode conferir o valor exato pelo aplicativo oficial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou por meio do aplicativo Meu INSS (Android e iOS).

continua depois da publicidade

Saque-aniversário do FGTS

Existe uma modalidade mais recente que pode garantir acesso aos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Por meio do saque-aniversário do FGTS, é possível realizar saques anuais.

Todo trabalhador formal possui uma conta do FGTS onde é recolhido 8% do valor do salário, que serve para casos de emergência.

Aqueles que quiserem fazer o registro na modalidade devem fazer a solicitação pelo aplicativo do FGTS (Android ou iOS).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade