Confira 3 benefícios sociais que desempregados podem receber

O governo federal dispõe de diversos benefícios sociais para auxiliar os desempregados. Se está nessa situação, confira qual pode solicitar.

O governo federal vai efetuar o pagamento de diversos benefícios sociais neste ano de 2022. Muitos deles objetivam auxiliar os desempregados. Por isso, veja 3 benefícios sociais que pessoas sem ocupação formal podem receber.

continua depois da publicidade

Para facilitar o andamento da solicitação, é preciso que alguns requisitos, como inscrição e atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), estejam em dia.

Benefícios sociais para desempregados

Tarifa Social de Energia Elétrica

tarifa social de energia elétrica é um dos benefícios sociais disponibilizados pelo governo federal. O primeiro passo para garantir acesso é estar inscrito no CadÚnico e poderá conseguir descontos de até 65% na conta de luz.

Para isso, o cidadão precisa atender um dos seguintes requisitos:

continua depois da publicidade
  • Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo (por pessoa);
  • Família com um dos seus componentes que possua doença ou patologia cujo tratamento necessite o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica (desde que a renda mensal familiar seja de até três salários mínimos);
  • Família que um dos seus componentes receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício que deve ser solicitado assim que o trabalhador perdeu seu emprego, desde que fosse de carteira assinada e que tenha sido demitido sem justa causa. Para isso, ele precisará atender aos requisitos:

  • Ter trabalhado, com carteira assinada, pelo período entre seis e 12 meses;
  • Não contar com outra fonte de renda dentro da família;
  • Não estar recebendo benefício previdenciário contínuo, exceto para abono de permanência em serviço, auxílio-acidente e auxílio suplementar.

O beneficiário pode receber três, quatro ou cinco parcelas. O menor valor pago é de um salário mínimo.

continua depois da publicidade

Auxílio Brasil

Para garantir acesso ao Auxílio Brasil é necessário, inicialmente, ter inscrição no CadÚnico. Hoje, são 17,5 milhões de pessoas que recebem o novo programa social. Para garantir os benefícios, as famílias precisam estar inseridas em um dos seguintes casos:

  • Em situação de extrema pobreza;
  • Situação de pobreza; ou
  • Em regra de emancipação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade